A equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Xapinhal II, no Sítio Cercado, levou a experiência do Cantinho Mama Nenê, existente na creche, para dentro da unidade de saúde vizinha, a Xapinhal. O cantinho é um lugar confortável para as mães que precisam amamentar os filhos enquanto aguardam atendimento médico.
A iniciativa é uma parceria das secretarias municipais da Educação e da Saúde. As duas áreas ainda desenvolvem juntas ações para esclarecimento de dúvidas e apoio ao aleitamento materno, pensando no bem-estar e na qualidade de vida das famílias curitibanas.
A unidade de saúde cedeu o espaço físico que era utilizado como depósito e o CMEI Xapinhal II forneceu todo o material para a criação do ambiente acolhedor. “Essa parceria nos permite realizar um sonho antigo, que era utilizar um espaço da unidade para que as nossas mães e as da comunidade pudessem amamentar tranquilamente enquanto aguardavam a suas consultas, pois não tinha local apropriado”, explica a diretora do CMEI, Kelem Cristina Pires.
Para a enfermeira Rosemere Horokoky, o espaço, antes usado como depósito, agora serve como um incentivo à promoção do aleitamento materno. “Além do conforto, o cantinho também vai proporcionar melhores condições para que as mães e os recém-nascidos possam ser ajudados pelos profissionais a ultrapassar qualquer dificuldade em amamentação”, afirmou Rosemere.
Cantinho Mama Nenê
O Mama Nenê é resultado da parceria entre as secretarias municipais da Educação e da Saúde para incentivar a continuidade da amamentação depois de os bebês começarem a frequentar as creches. A ideia é manter o leite materno como fonte exclusiva de nutrição até o sexto mês de vida, além da oportunidade de contato e afeto entre mãe e filho. Em dez anos, o programa beneficiou mais de 5.400 bebês.
O funcionamento do Mama Nenê está diretamente ligado ao esforço das equipes de profissionais para que cada creche tenha um local separado exclusivamente para as mães amamentarem os filhos.