Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Futebol

Craques do futebol ucraniano fazem passeio turístico em Curitiba

Jogadores da seleção de futebol master da Ucrania estão em Curitiba para dois jogos amistosos e durante visita no Memorial Ucraniano hoje a tarde, foram recebidos por membros da comunidade ucraniana no Paraná - Curitiba, 22/01/2018 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Craques do futebol ucraniano conheceram um pedacinho da Ucrânia no Brasil, nesta segunda-feira (22/1). A seleção de masters do país veio a Curitiba para disputar dois jogos amistosos e aproveitou para fazer turismo em Curitiba. O início do trajeto foi marcado por uma cerimônia de recepção pela comunidade ucraniana de Curitiba, no Memorial Ucraniano. A visita foi acompanhada por Elaine Esmanhoto Bareta, do Instituto Municipal de Turismo.

O time conta com grande número de jogadores que fizeram história no futebol ucraniano, chegando às quartas-de-final da Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha. Entre ele o atacante Andriy Voronin. “É minha primeira vez no Brasil e vir para cá sempre foi um sonho”, comentou o jogador. “A recepção foi muito legal e o Memorial é muito bonito, ele me lembra meu país, apesar de lá, agora, estar muito frio”, brincou Voronin, que defendeu grandes clubes europeus como Liverpool e Bayer Leverkusen.

A visita também foi tocante para Edmar Galovskiy. Nascido no interior de São Paulo, jogou em grandes clubes da Ucrânia onde acabou se naturalizando. “Atualmente moro nos Estados Unidos, então aqui posso matar a saudade tanto do Brasil, quanto da Ucrânia, onde vivi por 15 anos”, disse ele.

O embaixador da Ucrânia, Rotyslav Tronenko, acompanhou a visita ao Memorial Ucraniano, espaço que inaugurou em outubro de 1995 com o prefeito Rafael Greca, que na época também estava à frente da Prefeitura. “A vinda destes jogadores é um gesto importante de amizade entre Brasil e Ucrânia e é possível ver que eles se sentem muito bem aqui”, salientou.

Nascido em Prudentópolis, grande reduto ucraniano do Paraná, Lucas Novossad mora hoje em Curitiba, onde trabalha e estuda, e foi responsável pelo discurso de recepção. “Gosto muito de futebol e acompanhei e torci muito pela seleção ucraniana em 2006”, ressaltou. “É uma satisfação muito grande poder recebê-los em nosso país para que eles possam ver que preservamos as tradições”, disse.  

A recepção foi feita em ucraniano com a oferta do previt, tradicional pão com sal. O sal, nas tradições eslavas, tem o significado vida, enquanto o ritual de partilha do pão significa a fraternidade.

O passeio por Curitiba continuou pela Praça da Ucrânia, Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer e Arena da Baixada.

Os jogos acontecem nesta terça-feira (23/01), às 20h, no estádio do Trieste Stadium, em Santa Felicidade. A seleção passará ainda pelos estados de Santa Catarina e São Paulo.