Ir para o conteúdo
Análise técnica

Cosedi verifica indícios de riscos para processo de regularização da Vila Dantas

Cosedi faz análise técnica da Vila Dantas em processo de regularização. Curitiba, 09/02/2026. Foto: Divulgação

A Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da Prefeitura de Curitiba fez nesta segunda-feira (9/2) vistoria de risco na Vila Dantas, no bairro Caximba. O parecer da Cosedi ajudará a Prefeitura e a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) nas próximas etapas da regularização fundiária do local, quando serão verificadas as necessidades específicas da região e a melhor maneira de serem transformadas em obras e políticas públicas. 

Os técnicos da Cosedi utilizaram o Método de Análise Hierárquica (AHP), que organiza critérios e alternativas como os condicionantes que podem gerar risco para a comunidade, em escalas numéricas de prioridade. Com o resultado obtido no AHP,  é possível identificar o grau de risco. Assim, eles podem avaliar quais adequações, intervenções e obras serão necessárias fazer nesta comunidade para dar sequência à regularização.

O coordenador técnico da Cosedi, Marcelo Solera, conta que o grau de risco encontrado é médio. Também explica os objetivos da vistoria.

"O trabalho da Cosedi proporciona a continuidade dos processos de regularização fundiária da cidade, objetivando a legalização dos núcleos informais urbanos e a garantia do direito de moradia das pessoas que habitam essas áreas. Esse trabalho também identificará os indícios de risco existentes nessas comunidades, visando decisões para garantir a segurança da comunidade", afirma o coordenador.

Esta vistoria também faz parte da elaboração dos Mapas de Risco da cidade, que identificam as regiões que necessitam de uma atenção maior para a prevenção de emergências, tais como alagamentos.