O prefeito em exercício, Paulo Martins, acompanhado do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, abriu nesta quinta-feira (2/10), na Praça Oswaldo Cruz, a IV Copa Escolar de Curitiba. O campeonato reúne 4 mil estudantes em uma grande celebração do esporte, da educação e da cidadania e é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
“É com grande satisfação que participo, como gestor público, da realização destes jogos escolares, da promoção do esporte e de sua aproximação com nossa juventude. Acredito firmemente no esporte como ferramenta de transformação social e de promoção da igualdade”, afirmou Paulo Martins ao destacar o compromisso da Prefeitura com a formação integral de crianças e adolescentes.
A IV Copa Escolar será realizada de 2 de outubro a 6 de dezembro de 2025 e contará com a participação de estudantes de 149 escolas públicas e privadas da capital e Região Metropolitana. A faixa etária vai de 11 a 16 anos, com competições em 24 modalidades.
As modalidades convencionais são atletismo, natação, vôlei de praia, beach tênis, tênis de mesa, tênis de campo, badminton, ciclismo (estrada, BMX e mountain bike), triatlo, basquete, futebol de campo, futebol 7, futsal, handebol, voleibol e skate. As paradesportivas são atletismo, futsal, handebol, tênis de mesa, bocha paralímpica e golf 7.
Abertura
A festa de abertura contou com apresentação do grupo Dance Show, de tango, com Maria Regina Monticelli e Leonardo Taques, e de break, com o bailarino Esponja.
O juramento dos atletas foi feito por Edwarda de Oliveira Dias, paratleta medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020; campeã mundial de vôlei sentado; e campeã pan-americana no vôlei e no parabadminton. A pira olímpica foi acesa pelo triatleta Eduardo Staniaski, jovem talento apoiado pelo programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba.
Objetivo
Mais que uma competição esportiva, a Copa Escolar é instrumento de educação integral, estimulando valores como disciplina, respeito, cooperação em equipe e superação. A iniciativa promove o espírito esportivo, fortalece a integração entre escolas, além de abrir espaço para a identificação e desenvolvimento de novos talentos.
“Curitiba é uma das poucas capitais brasileiras a possuir um sistema municipal de esporte estruturado. Este cenário favorável impulsiona o desenvolvimento esportivo local, evidenciado nos Jogos Escolares de Curitiba e, hoje, no início da Copa Escolar”, disse Professor Euler.
Presenças
Além de alunos, técnicos e professores, também estiveram na abertura da Copa os secretários municipais do Governo, Marcelo Fachinello, de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, e da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite; os vereadores João da 5 Irmãos e Guilherme Kilter; e o presidente da Câmara Municipal, Tico Kuzma.