Texto: Henrique Giglio
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Copa do Mundo de Futebol 7, que acontece na Arena Velódromo, no Jardim Botânico, está no segundo dia de jogos e quem acompanha as partidas fica impressionado com a qualidade e os dribles de homens e mulheres que defendem seus países em campo. São mais de 400 atletas e integrantes de comissões técnicas defendendo seleções de 12 países, no masculino, e 6, no feminino. Até o próximo domingo serão disputados mais de 35 jogos para público assistir, todos de graça.
Esporte de muitos gols
Ex-jogador de futebol 7, bicampeão do mundo e recordista como capitão da Seleção Brasileira, Mário Augusto Fontoura Júnior explica porque a modalidade é tão atrativa.
“O futebol 7 é emocionante devido à frequência de oportunidades de gol. As finalizações ocorrem com maior regularidade, o que naturalmente aumenta a probabilidade. Além disso, as linhas laterais mais próximas às áreas de gol proporcionam maior potencial ofensivo nas cobranças de lateral”, disse ele, que também é diretor de Incentivo da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira,
Mario explica que o limite de cinco faltas por time deixa a partida muito mais “limpa” e emocionante. No futebol tradicional, não há limite de faltas.
“Por causa do limite, a tendência é que saiam menos faltas e muito mais dribles. A partir da sexta falta, ocorre o shootout, cobrança de um contra um, entre o atacante e o goleiro. É mais uma chance de sair mais gols”, completou Mario.
Velódromo diferentão
Os dentistas Felipe Anderson Silva e Fernanda da Silva, acompanhados do mascote Denver, gostaram de tudo que viram.
“Costumamos ver as quadras de tênis aqui no Velódromo e agora essa estrutura impressionante foi montada, com gramado de qualidade”, disse Felipe.
Fernanda também gostou bastante dos jogos. "Vou torcer pela Formiga, que está jogando pela seleção feminina”, disse a dentista.
O engenheiro eletricista Leonardo Poiato acompanhou os jogos com filho Álvaro, de 11 anos, e amigo Leandro, de 13 anos. "Eu gosto muito do jogo e não esperava que Moçambique e Hong Kong jogassem tão bem”, disse o pequeno Álvaro.
E-sports
Para a criançada, tem mais uma atração. O departamento de Juventude da Smelj preparou um espaço para a prática de e-sports com jogos de futebol.
"Convidamos os jovens para assistir a Copa do Mundo e aproveitar para jogar algumas partidas de e-sport com seus amigos no Espaço da Juventude”, disse Rogério Sech, diretor de Juventude da Smelj.
Horários dos jogos do fim de semana
Mundial de Clubes
Após a disputa das seleções, começa o Mundial de Clube de Futebol 7, de segunda (25/8) até quarta-feira (27/8), no Velódromo, Clube Mercês e Ginásio do Tarumã. Serão 21 equipes masculinas e 11 femininas. Entre os participantes o atual campeão mundial, Jardim (Brasil).
No feminino serão 03 grupos com 03 ou 04 clubes jogando entre si. O último colocado de cada grupo é eliminado, sendo que os 08 classificados se credenciam para o playoff final.
Datas e horários do jogos
No masculino, na primeira fase, são sete grupos com três clubes jogando entre si. Classificam-se diretamente para as oitavas de final o primeiro colocado de cada grupo e os quatro melhores segundos colocados. Os outros dez clubes disputam a repescagem para definir mais cinco classificados para as quartas de final.
Confira os jogos