A Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), firmou nesta sexta-feira (05/05) convênio com 16 entidades e organizações da assistência social que atendem pessoas com deficiência.
Os termos de convênio, assinado no Salão Brasil da Prefeitura, garantirão o repasse R$ 1,32 milhão para a execução de programas e projetos e a oferta de serviços voltados a essa população. Juntas, as entidades atendem três mil crianças, adolescentes e adultos com deficiência.
Os valores que serão repassados em parcela única são do Fundo de Apoio à Pessoa com Deficiência, que tem como fonte os recursos oriundos de multas aplicadas pelo Estacionamento Regulamentado (EstaR).
O prefeito Rafael Greca, que assinou os documentos com a presidente da FAS, Larissa Tissot, disse que a administração municipal trabalha em favor da cidade e que as entidades são os pilares para o atendimento à população. “A cidade tem que ser espaço de humanidade e inclusão. Queremos que as entidades estejam em sintonia com a FAS para o atendimento às pessoas que vivem em vulnerabilidade.”
Os representantes de todas as entidades beneficiadas também assinaram o documento. A assinatura teve como testemunhas a primeira-dama, Margarita Sansone, e o vereador Thiago Ferro.
Recursos
As entidades beneficiadas foram aprovadas em um edital chamamento público aberto pela FAS. Todas são inscritas nos Conselhos Municipais da Assistência Social (CMAS) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), o que era uma exigência para a participação.
Participaram da cerimônia o presidente da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná (Fibiex), Benedito Bassetti; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto; e a equipe técnica da FAS.
Entidades beneficiadas
Associação Ruth Schrank. Projeto: Colorindo as diferenças.
Escola Especializada Primavera. Projeto: Aprender em sintonia: vida prática.
Associação Curitibana de Apoio e Integração do Excepcional. Projeto: A reabilitação, inserção social e atividades físicas para a pessoa com deficiência.
Instituto de Habilitação e Orientação do Excepcional do Paraná. Projeto: Na trilha da educação.
Associação dos Deficientes Visuais do Paraná. Projeto: Adevipar com inovação.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Projeto: Atendimento à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Associação Beneficente Renascer. Projeto: Aprimoramento do atendimento na Ascer.
Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba. Projeto: Laborare.
Associação de Assistência ao Excepcional do Paraná. Projeto: Atenção às necessidades com deficiência intelectual e suas famílias.
Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional. Projeto: Atendimento clínico à pessoa com deficiência.
Associação Mantenedora do Ensino Alternativo (Amena). Projeto: Equipe técnica.
Associação do Deficiente Motor. Projeto: Beneficiando a PCD com a multidisciplinariedade.
Associação Reviver Down. Projeto: Nascer Down – Projeto de ação continuidade: demandas 2017.
Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção (AMCIP). Projeto: Continuar e adequar para a inclusão.
Pequeno Cotolengo do Paraná (Dom Orione). Projeto: Qualificando o atendimento da pessoa com deficiência.
União de Profissionais para Atendimento do Excepcional (Upae). Projeto: Instituição e família um elo necessário.