Ir para o conteúdo
Cuidar da cidade

Conselho Municipal do Meio Ambiente faz balanço do ano e planeja ações para 2026 em Curitiba

Ùltima reunião do Conselho do Meio Ambiente. Curitiba, 27/11/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

O Conselho Municipal do Meio Ambiente de Curitiba (CMMA) fez a última reunião ordinária de 2025, nesta quinta-feira (27/11). O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nas Mercês, e os conselheiros aprovaram os pareceres dos recursos de multas que foram analisados pela Câmara Técnica de Controle Ambiental. Também foi discutido o cronograma de reuniões para 2026.

A presidente do conselho, secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, também fez um balanço de como foram os trabalhos ao longo de 2025. “Foi um ano extremamente produtivo do Conselho Municipal do Meio Ambiente, com as atividades tendo continuidade e sem interrupções. O Conselho tem uma importância muito grande nas definições das políticas públicas de meio ambiente da cidade”, disse Marilza. 

O secretário-executivo do Conselho, Ibson Gabriel Martins de Campos, fez a abertura da reunião e agradeceu o trabalho e o empenho que todos os conselheiros tiveram ao longo de 2025 nas discussões das políticas públicas de meio ambiente de Curitiba.

Plano Municipal de Arborização Urbana

Durante a reunião também foi apresentado o Plano Municipal de Arborização Urbana de Curitiba para os conselheiros. Nas próximas semanas o documento será disponibilizado na internet para consulta da população. 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também vai promover três audiências públicas, nas regiões Norte e Sul e na Regional Matriz, para apresentar o plano e receber novas contribuições para o documento final. As datas e os locais das audiências ainda estão sendo definidas e serão divulgadas tão logo forem confirmadas.

Entre os dados apresentados, o levantamento apontou que Curitiba tem aproximadamente 318,7 mil árvores adultas na arborização urbana. Destas, 46,38% são de espécies nativas e 53,62% exóticas. Foram identificadas 217 espécies diferentes de árvores. “O Plano Municipal de Arborização Urbana também mostra que a grande maioria das nossas árvores está com boas condições fitossanitárias, ou seja, estão bem de saúde. Também estamos plantando 40 mil novas árvores nas ruas por ano dentro do nosso programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba”, explicou Marilza. 

Integrantes

Fazem parte do conselho servidores das secretarias municipais do Meio Ambiente, do Urbanismo, da Educação, da Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Água e Terra (IAT), da Câmara Municipal de Curitiba, das universidades Unifacear, Uninter, IFPR, UFTPR, de conselhos de classe (Crea, CRBIO), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), da Associação Comercial do Paraná (ACP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclan) e das Organizações Não Governamentais (ONGs) da área de meio ambiente Arayara, SPVS, Mater Natura, Projeto Ajudei, Amigo Animal e Sustentaris.