Os 16 membros e respectivos suplentes do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) tomaram posse nesta segunda-feira, Dia Mundial Sem Carro. Criado em março deste ano pela Lei Municipal nº 14.413, o conselho é formado por representantes de usuários, gestores públicos, entidades privadas e profissionais da área de trânsito na capital paranaense. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, deu posse aos membros durante uma cerimônia realizada na sede da Prefeitura.
“Em busca de soluções para a cidade, é preciso compartilhar com transparência as informações, para que haja um debate mais intenso com a sociedade. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas no debate, o erro será menor. Agradecemos a todas as instituições que aceitaram o desafio de participar do Conselho Municipal de Trânsito. A ideia é estabelecer um diálogo permanente. Essa parceria entra definitivamente na agenda da cidade”, disse Fruet.
O prefeito destacou os investimentos em mobilidade urbana e infraestrutura na cidade na atual gestão, como a construção de 70 quilômetros de vias cicláveis, implantação e readequação de 100 quilômetros de calçadas, construção de três novos viadutos e quatro novas trincheiras, além da criação da faixa exclusiva da Rua XV de Novembro e do projeto inovador da Via Calma da Avenida Sete de Setembro - que prevê o compartilhamento do trânsito entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
“Estamos abrindo o diálogo para a inovação, com o desenvolvimento de diversos projetos-pilotos em Curitiba. Temos que definir se queremos que Curitiba se torne uma megalópole nos próximos anos ou se teremos uma cidade equilibrada, com qualidade de vida e com uma nova atitude, uma cidade mais sustentável e mais humana”, disse o prefeito.
A secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, lembrou que a criação do Conselho Municipal de Trânsito foi a concretização de um desejo antigo e uma grande vitória da comunidade envolvida com a área na cidade. “Agora, as questões de trânsito e mobilidade urbana em Curitiba não serão decididas apenas pelo poder público. Hoje, iniciamos o compartilhamento dessa responsabilidade com a sociedade civil, um novo ciclo da cidade vislumbrando a discussão de grandes temas na área”, disse Luiza.
Para Mauro Vincenzo Claudio Nardini, presidente da Associação de Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) e membro do Comutran, a importância do conselho é ter um olhar mais específico da sociedade civil nas políticas públicas do trânsito, para facilitar a mobilidade urbana, dando prioridade aos pedestres e ciclistas e investindo em transportes alternativos, novos modais.
“Nossa intenção é poder contribuir no conselho de forma efetiva, para que se valorize o ser humano dentro do contexto de mobilidade urbana em Curitiba. Deve existir um contexto de mobilidade para que todos os personagens atuem em harmonia no trânsito: pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência, transporte coletivo e demais veículos”, destacou.
“O Comutran é uma vitória de todos, pois possibilita uma maior interação da sociedade com o poder público”, dise Vinicius Cubas Brand, representante da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) no conselho.
A primeira tarefa do Conselho Municipal de Trânsito será a de definir a organização, estrutura, funcionamento, atividades e atribuições do conselho através da criação do regimento interno.
Participaram da cerimônia de posse do Comutran os secretários municipais do Governo, Ricardo MacDonald Ghisi, e de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbanos de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, administradores regionais e convidados das entidades participantes do conselho.
Formação do Conselho Municipal de Trânsito
Gestores públicos
Secretaria Municipal de Trânsito
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc)
Polícia Rodoviária Federal
Polícia Militar do Paraná
Usuários
Entidades de trânsito no âmbito de Curitiba:
Instituto Paz no Trânsito (Iptran)
Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar)
Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Curitiba e Municípios de Paraná (Sinfretiba)
Entidade de pessoas com deficiência de abrangência municipal:
Associação de Deficientes Físicos do Paraná (ADFP)
Entidades de idosos de abrangência municipal:
Ação Social do Paraná
Entidade de transporte não motorizado:
Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu)
Entidades educacionais de abrangência municipal:
Secretaria Municipal da Educação
Instituto São Cristóvão
Entidades privadas e profissionais
Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (Sindiurbano)
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP)
Associação Comercial do Paraná (ACP)