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<P>O projeto da Prefeitura de Curitiba para o entorno da Praça Miguel Couto, a pracinha do Batel, foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento urbano de Curitiba (Ippuc) . Com as obras, a pracinha ficará maior e melhor, com mais espaço, equipamentos e melhorias no paisagismo. A praça será anexada a um jardinete próximo, ganhando mais 295 metros quadrados de área. Além disso, a reformulação do sistema viário desafogará a ligação entre os bairros Água Verde e Bigorrilho, na região do Batel.</P>
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<LI><A href="https://www.curitiba.pr.gov.br/Noticia.aspx?n=9641" target=_self><FONT color=#006600><STRONG>Curitiba terá em julho um milhão de carros nas ruas</STRONG></FONT></A> </LI></UL>
<P>Na reformulação da praça, a Prefeitura manterá os principais elementos arquitetônicos e urbanísticos, como o caramanchão e as bancas de jornais e de flores. A iluminação será reforçada e um novo espaço, para instalação de um café com mesas ao ar livre também, será construído. Mais bancos serão instalados e serão feitas melhorias no paisagismo, com novos canteiros de flores. Serão mantidos todos os elementos históricos da praça, como o busto do Barão do Cerro Azul e o Pergolado, garantido a caracterização do patrimônio cultural. "O ambiente da praça ficará muito mais propício à circulação de pessoas e, principalmente, ao convívio social", diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Augusto Canto Neto.</P>
<P>O ponto de táxi ao lado da praça será transferido para a Gonçalves Dias. As feiras livre e gastronômica, que nas terças e sábados fecham o trânsito de veículos na Carneiro Lobo, também mudarão para um local próximo e mais adequado. O novo ponto das feiras está sendo estudado pela Prefeitura com a participação dos feirantes.</P><B>
<P align=justify><FONT color=#006600>Histórico</FONT> -</B> Originalmente e até 1973, a praça possuía uma rua que a separava dos antigos casarios e depois do edifício Napoleão Sbravati. O canteiro criado para fazer a conversão à esquerda do trânsito da Avenida Batel foi feito no ano 2000, cortando a praça por meio de um "cotovelo", cuja única função tem sido a de dificultar o trânsito na região. Nas horas de pico, o congestionamento, muitas vezes com a formação de fila dupla, aumenta a poluição sonora e do ar, o consumo de combustíveis e o tempo gasto nos deslocamentos. </P>
<P align=justify>O Ippuc utilizou para esta avaliação o método "Software Transyt" - Traffic Network Study Tool - recomendado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), considerando os cruzamentos das ruas Bispo Dom José e Costa Carvalho; das ruas Gonçalves Dias e Carneiro Lobo; das ruas Gonçalves Dias e Antonio Baby; a avenida Batel e a rua Francisco Rocha; a avenida Visconde de Guarapuava e Carneiro Lobo e avenida Visconde de Guarapuava com Francisco Rocha. </P>
<P align=justify>Em 2000, um canteiro de 230 m2 foi implantado para permitir a conversão à esquerda, dando início à série de conflitos de trânsito na região. Em 2007, o novo projeto aumenta a praça em 295m2 solucionando os problemas de trânsito e dotando a região de uma praça segura, bem iluminada e com equipamentos adequados à vida cultural da região.</P><B>
<P><FONT color=#006600>Trânsito terá mais fluidez na região</FONT></P></B>
<P align=justify>A reformulação do sistema viário nas regiões do Água Verde, Bigorrilho e Batel dará mais fluidez ao tráfego. O projeto do binário Bigorrilho/Água Verde, possível com a abertura de nova rua através da antiga Sociedade União Juventus, faz uma correção geométrica na praça Miguel Couto, permitindo o acesso direto da rua Carneiro Lobo à Desembargador Costa Carvalho. "É uma obra de boa engenharia que faz a opção de deslocamento por meio de uma hipotenusa e não de dois catetos", diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Augusto Canto Neto. </P>
<P align=justify>O projeto de reformulação da praça garante a passagem dos automóveis por meio de um novo conceito chamado "tráfego tranqüilo", que reduz a velocidade com a elevação da rua em 10 cm, facilitando a transposição dos pedestres com segurança.</P>
<P>Será aberta uma ligação contínua entre as ruas Carneiro Lobo e Desembargador Costa Carvalho para desafogar o trânsito do entorno da Praça do Batel. Atualmente, os motoristas que saem da Carneiro Lobo e entram na Desembargador Costa Carvalho são obrigados a contornar a praça pelas ruas Gonçalves Dias e Avenida Batel, provocando congestionamentos na região. De cada 10 carros que chegam na praça pela Carneiro Lobo, oito seguem em direção a rua Desembargador Costa Carvalho.</P>
<P>Além de melhorar o trânsito, a reformulação diminuirá a poluição sonora e do ar na região. "Carros parados e com motores ligados emitem mais poluentes e concentram o barulho", diz o diretor de Trânsito da Prefeitura, Gilberto Foltran. </P><B>
<P><FONT color=#006600>Reformulação viária foi discutida com a comunidade</FONT></P></B>
<P>A reformulação do sistema viário nas regiões do Água Verde, Bigorrilho e Batel foi discutida pela Prefeitura com a comunidade. No dia 15 último, a proposta foi apresentada em reunião pública a moradores, empresários, associações de moradores e síndicos da região. Na reunião, que ocorreu no Colégio Santa Terezinha, técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) e da Administração Regional Matriz também ouviram sugestões da população para os projetos.</P>
<P>A Prefeitura está implantado binários na região dos bairros Batel e Bigorrilho. Além do binário Mário Tourinho com Heitor Guimarães, em fase final de obras, neste ano serão implantados mais dois binários na região. Um formado pelas ruas Aristides Atayde e Euclides da Cunha e outro na Gerônimo Durski com Gastão Câmara. </P>
<P>Na reunião, foi apresentado o projeto para remodelação da praça Miguel Couto (praça do Batel) e o remanejamento das feiras livres que acontecem todos as terças e sábados na rua Carneiro Lobo. "As obras vão melhorar o trânsito e a vida de todos que moram, trabalham e circulam pela região", disse o administrador regional da Matriz, Omar Akel.</P>
<P>O aposentado Assis Utsch, morador do Batel, participou da reunião e aprovou as propostas. "Temos que pensar no interesse da coletividade. Estas obras vão melhorar muito a circulação pela região. Hoje o trânsito está muito congestionado", disse.</P>
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