Ir para o conteúdo
Carnaval de Curitiba 2026

Conheça a Rosa do Povo e as outras novas escolas de samba de Curitiba

Conheça a Rosa do Povo e outras novas escolas de samba do Carnaval de Curitiba. - Na imagem, Ensaio da Escola de Samba Rosa do Povo. FOTO: Luiz Pacheco/FCC

Três das cinco escolas de samba que desfilarão pelo Grupo de Acesso na Marechal Deodoro são recém-chegadas à festa popular. As agremiações Vai na Fé, Asas de Prata e Rosa do Povo passaram a integrar oficialmente o Carnaval de Curitiba entre 2025 e 2026.

Neste domingo (15/2), as novatas e também as veteranas Leões da Mocidade e Embaixadores da Alegria vão disputar uma vaga para subir ao Grupo Especial. O desfile do Grupo de Acesso começa às 21h45 e a primeira escola a entrar na avenida será a Rosa do Povo.

Confira AQUI os sambas-enredos das escolas do grupo de acesso

A presença das novas agremiações é resultado do edital lançado todos os anos pela Fundação Cultural de Curitiba para apoiar e selecionar projetos carnavalescos: escolas de samba do Grupo Especial, Grupo de Acesso, Iniciantes e Blocos Carnavalescos. Como contrapartida ao apoio, todos os projetos contemplados devem oferecer eventos gratuitos e ações voltadas à comunidade.

Rosa do Povo na rua do samba

A Rosa do Povo foi selecionada no ano passado e faz sua estreia oficial neste ano, ampliando a diversidade de propostas no samba curitibano. Já as escolas Vai na Fé e Asas de Prata ingressaram no Grupo de Acesso em 2025, após serem contempladas pelo edital de 2024, que abriu vagas para duas novas participantes.

Para o mestre de bateria da Rosa do Povo, Sesóstris Oliveira, o apoio institucional é fundamental para que novas iniciativas encontrem espaço na cidade. 

“As oportunidades para escolas que estão começando, como é o caso da Rosa, que ocupa esse espaço com responsabilidade, são muito importantes. O carnaval de Curitiba existe e segue vivo graças ao trabalho de quem faz cultura todos os dias”, afirma Sesóstris.

O nome da agremiação foi inspirado no livro do poeta Carlos Drummond de Andrade, a Rosa do Povo, que tem o lema “Uma flor nasceu na rua!”. A escola nasceu da formação comunitária e do resgate da cultura negra e popular, defendendo a ideia de que, assim como a beleza pode brotar no asfalto, o samba floresce nos territórios e nas lutas cotidianas.

Sem sede fixa, a escola atua em três núcleos, extrapolando para a Região Metropolitana de Curitiba: comunidade Rio Negro, em Araucária; Dona Cida, Nova Primavera e Tiradentes, na CIC; e Nova Esperança, em Campo Magro.

Com o enredo Nasce uma Rosa na Curitiba de Todos os Povos, a escola levará cerca de 350 componentes à avenida. O samba vai percorrer a formação histórica de Curitiba, desde os povos originários até a presença africana, passando por colonizadores e imigrantes, celebrando a diversidade étnico-racial da capital paranaense.

Desfiles das escolas do Grupo de Acesso

Data: domingo (15/2)
Local: Rua Marechal Deodoro

21h45: Rosa do Povo
22h40: Asas de Prata
23h35: Vai na Fé
00h30: Embaixadores da Alegria
01h25: Leões da Mocidade