O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou, na noite desta terça-feira (23/9), da abertura do 27º Congresso Paranaense de Rádio e TV, no Castelo do Batel. Autoridades dos poderes Executivo e Legislativo Federal, Estadual e Municipal, empresários da radiodifusão paranaense e de outros estados do Brasil, especialistas do setor e comunicadores lotaram o local que será a sede da discussão sobre temas importantes para o rádio e para a televisão até esta quinta-feira (25/9).
Em entrevista à imprensa, o prefeito destacou a importância de o evento acontecer em Curitiba. “É um privilégio para a cidade. Estamos felizes por recebermos autoridades e todos os que trabalham com radiodifusão. Eu nasci num veículo de comunicação e sei a importância da informação de qualidade com credibilidade e transparência para a tomada de decisões”, defendeu Pimentel.
O prefeito destacou o lançamento do PRO Curitiba, o Programa de Revitalização e Obras de Curitiba, com investimentos de mais de R$ 6 bilhões, em diversas áreas.
“Nesse guarda-chuva teremos um grande trabalho de comunicação sobre as obras, para trazer transparência. A população precisa saber o que está acontecendo e os veículos de rádio e TV são fundamentais”, salientou.
Pimentel também convidou os participantes para que voltem a Curitiba para a abertura do “melhor e maior Natal do País”.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, acentuou o interesse do Ministério em fortalecer o setor. “O Paraná sempre teve papel de destaque na comunicação brasileira. Por isso, há tantas lideranças nesse Congresso”, analisou. Dentre os programas citados pelo ministro, ele falou do decreto da TV 3.0, que promete uma TV aberta com mais qualidade e que vai transformar a experiência do telespectador. O tema será objeto de discussão no Congresso.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior deixou uma mensagem gravada aos participantes. Ele destacou a importância da geração de empregos no segmento de rádio e TV. O governador está em uma missão internacional na Europa e foi representado pelo governador em exercício, Darci Piana.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, ressaltou a relevância do fortalecimento da radiodifusão para o fortalecimento da democracia.
O encontro em Curitiba tem como tema o tripé “Interatividade, Confiança e Transformação”. Realizado pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR), a expectativa é apresentar novidades para o setor, debater os temas em evidência no atual cenário da rádio e da televisão e compartilhar experiências.
O presidente da AERP, Rodrigo Martinez, lembrou que neste ano será comemorado o aniversário de 103 anos do rádio e os 75 anos da história da TV no Brasil.
Palestras, workshops, painéis temáticos e debates sobre inovação, regulação, modelos de negócio, novas tecnologias, inteligência artificial, liderança e gestão fazem parte da programação. Também haverá uma Feira Nacional de Tecnologias, para empresas fornecedoras de produtos e serviços para a radiodifusão.
50 anos da AERP
A realização do Congresso marca também a celebração da história da radiodifusão paranaense com os 50 anos da AERP, que tem mais de 320 emissoras associadas.
O presidente da Associação, Rodrigo Martinez, falou com empolgação sobre a importância da data para o setor. Ele apresentou o livro “Do sonho à realidade”, que conta a história da AERP.
O ex-governador do Paraná e ex-presidente da AERP, Paulo Pimentel, e o fundador da AERP, Agustinho Seleski, foram homenageados.
Seleski lembrou que a Associação começou em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, com a participação de apenas sete emissoras locais. “Nascemos numa cidade humilde”, disse ele.
Paulo Pimentel fez questão de fazer seu discurso em pé. “Sou o primeiro que sonhou com as telecomunicações do Paraná”, declarou. Ele falou orgulhoso dos netos Daniel Pimentel, ex-presidente da Abert e atual presidente da Copel, e Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba. E fez questão de salientar a importância da filha Vera Lucia Pimentel, presente no evento.
Os ex-presidentes da AERP também celebraram a data com os homenageados.
Presenças
Falaram durante a cerimônia: o vice-governador do Estado do Paraná e governador em exercício, Darci Piana; o presidente da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, deputado Julio Cesar Ribeiro; o presidente do 27º Congresso Paranaense de Rádio e TV, Cezar Telles; o presidente do Sert-PR, Ivaldir Peracchi; o presidente da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), Márcio Silva Novaes; o presidente-executivo da Abert, Cristiano Reis Lobato Flores; o vice-presidente da Associação Internacional de Radiodifusão, Flávio Lara Resende; o conselheiro da Anatel, Octávio Pena Pieranti.
Também estavam presentes: os secretários da Prefeitura de Curitiba Marc Sousa (Comunicação Social) e Marcelo Fachinello (Governo Municipal); secretários e deputados estaduais; senadores; os ex-governadores Orlando Pessutti e Cida Borghetti, o diretor-presidente do Dentran-PR, Santin Roveda.
Dentre as muitas de autoridades presentes participaram ainda: o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivens Linhares; o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Vasconcelos; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Deggerone; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná, Luiz Fernando Casagrande.