Começou nesta quarta-feira (27/10) a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em razão da pandemia, o evento é somente on-line, pela plataforma Zoom, para os participantes previamente inscritos. Os trabalhos vão até sexta-feira (29/10).
A conferência é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), da Fundação de Ação Social (FAS), e pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
As reuniões são no período da tarde, a partir das 13h. O presidente da FAS, Fabiano Ferreira Vilaruel, e a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência e presidente do CMDPcD, Denise Moraes, fizeram a abertura oficial.
Cenário atual e futuro
O tema da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência”. Denise Moraes ressaltou que todos os trabalhos da conferência são 100% acessíveis e podem ser acompanhados por deficientes auditivos e visuais.
“É uma conferência única, pela primeira vez na história totalmente no formato on-line e com toda a acessibilidade. Temos intérpretes de Libras, legendas nos vídeos e audiodescrição”, disse Denise. “Nesses três dias vamos conseguir trabalhar para criar políticas públicas que atendam as necessidades das pessoas com deficiência na cidade”, definiu.
A Conferência Municipal também é uma preparação para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será feita em dezembro. O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Felipe Braga Côrtes, ressaltou a importância do evento municipal.
“Curitiba é fundamental como referência para todo o estado, para as conferências municipais que estão acontecendo pelo Paraná. É um debate extremamente importante”, afirmou.
O vereador Pier Petruzziello, presidente da Comissão de Acessibilidade da Câmara de Vereadores, também participou da mesa de abertura virtual da conferência.
Eixos de trabalho
A V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é dividida em quatro eixos de trabalho: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência; acesso das pessoas com deficiência para a construção de políticas públicas; financiamento de políticas públicas para a pessoa com deficiência; e acessibilidade e tecnologia assistiva.
Programação
Neste primeiro dia de conferência foram apresentados o tema e os eixos que serão debatidos até sexta-feira (29/10). Foram registradas 98 participações de pessoas com e sem deficiência nesta quarta-feira (27/10). Na quinta-feira (28/10) serão feitas as deliberações, os trabalhos em grupos e a eleição dos delegados para a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em dezembro.
No último dia, 29 de outubro, será feita a plenária final, a homologação dos delegados para a Conferência Estadual e o encerramento.