Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Juventude

Conferência Municipal da Juventude é finalizada com votação de propostas

Conferência Municipal debate políticas públicas para a Juventude. Curitiba, 26/07/2015 FOTO: MAURILIO CHELI

Mais de 300 jovens de toda Curitiba participaram, durante dois dias, da 3ª Conferência Municipal da Juventude, realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O evento, organizado Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e pelo Conselho Municipal de Juventude, foi encerrado neste domingo (26), com a votação das propostas discutidas durante o sábado (25).

Ao todo, 274 delegados eleitos nas administrações regionais e pela sociedade civil, além dos indicados pela Prefeitura de Curitiba, tiveram direito ao voto. As propostas aprovadas na plenária final serão levadas para a conferência estadual, marcada para outubro. O encontro também foi preparatório para a Conferência Nacional, que acontecerá em dezembro.

Entre as propostas apresentadas e aprovadas está a que prevê a garantia da implementação de programas para a juventude, como os Portais do Futuro, em cada uma das nove administrações regionais, antecedido de diálogo com a juventude local para pensar a forma de implantação. O programa Portal do Futuro foi criado pelo decreto municipal n.º 452/2013. Hoje os portais estão em funcionamento em seis regionais: Boqueirão, Bairro Novo, CIC, Cajuru, Tatuquara e Matriz. Outros dois estão em construção, na Boa Vista e em Santa Felicidade.

Outra proposta aprovada, elaborada pela câmara de Direito à Cultura, sugere a elaboração de conferências livres sobre juventude e cultura nas regionais do município. O objetivo é estabelecer o debate, formação e a participação da juventude no processo de elaboração de políticas públicas da área de cultura e acesso à informação.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Luciene Vanessa Fagundes, a conferência teve como principal característica a presença de jovens que nunca haviam participado do evento. "Tivemos um novo olhar, uma nova perspectiva. O balanço, portanto, é muito positivo, com a participação expressiva da sociedade civil, desde o momento da organização, até o final. Houve propostas muito interessantes e consistentes e um bom debate durante todo o processo", disse.

A 3ª Conferência Municipal da Juventude foi aberta na sexta-feira (24), após pré-conferências realizadas em todas as regionais administrativas, que tiveram a participação de cerca de 400 pessoas.

O evento teve o objetivo de atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do município, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito. 

Durante o sábado, onze grupos de trabalho discutiram as propostas que foram aprovadas neste domingo. O direito à saúde, cultura, e educação, à comunicação e liberdade de expressão,

Diversidade e igualdade foram alguns dos temas debatidos nas câmaras temáticas, integradas por delegados e observadores. "Tivemos um amplo debate sobre questões que afetam a juventude curitibana e brasileira. Conseguimos um espaço muito profícuo para que os jovens, que muitas vezes não são contemplados nos espaços de discussão, pudessem vir e apresentar o ponto de vista deles. Foi a forma mais ampla e democrática de construção da política pública ser construída", disse Victor Meireles, presidente da conferência.

Entre os jovens que participaram pela primeira vez de uma conferência estava Jonatas Ribeiro, de 22 anos. Morador do bairro do Cajuru, cicloativista, ele disse que ficou muito satisfeito com a qualidade dos  debates. "Participei das câmaras temáticas de cultura, transporte e mobilidade e cultura e esporte e lazer. Acho esta conferência muito importante, pois ela permite a participação popular e ajuda a agregar ao poder público informações que estão na base, nas comunidades", avaliou.

Além da votação das propostas, a plenária deste domingo também elegeu os delegados que irão representar Curitiba na Conferência Estadual, em outubro.

O balanço final da conferência, com a publicação de todas as propostas aprovadas na plenária de encerramento, estará disponível no hotsite do Portal do Futuro (www.portaldofuturo.curitiba.pr.gov.br) até o fim desta semana.


Assista esta reportagem em vídeo Aqui.