A Comunidade Israelita do Paraná está iniciando a elaboração de uma versão da Torá - livro sagrado do judaísmo -, totalmente escrita no Paraná. Para isso convidou o escriba Sebastian Grimberg, de Buenos Aires, que veio pela primeira vez a Curitiba para iniciar o trabalho com as escrituras sagradas.
Nesta segunda-feira (7/8), membros da comunidade judaica fizeram uma visita ao prefeito Rafael Greca, que foi convidado a escrever um trecho da Torá. “Este é o primeiro rolo do pergaminho escrito de acordo com a técnica bíblica ancestral”, disse Greca. “Assim é a palavra de Deus, a luz que ilumina as trevas”, completou.
Grimberg comentou que é a primeira vez que vem à capital do Paraná, mas que suas visitas devem agora ser frequentes. “A comunidade israelita do Paraná me deu a honra de escrever estas escrituras”, contou. Sobre o pedaço escrito pelo prefeito, disse se tratar de uma parte do livro Gênesis. “Fala sobre a criação do segundo dia e de certa forma representa criação da ordem”, explicou.
O presidente da Comunidade Israelita do Paraná, Charles London, lembrou que a redação da Torá em solo paranaense é uma forma de aproximar a comunidade. “Queremos despertar esse sentimento de pertencimento”, afirmou.
Também estiveram presentes o rabino Pablo Berman e o presidente interino da Federação Israelita do Paraná, Isac Baril.