A comunidade do Grão-Ducado de Luxemburgo em Curitiba fez a sua contribuição ao Desafio das 100 Mil Árvores na manhã desta quinta-feira (9/12), no Parque Barigui. Eles participaram do plantio de 24 ipês roxos na área que fica atrás do Museu do Automóvel. Uma das árvores, já adulta, veio transplantada do Horto da Barreirinha com o caminhão transplantador da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A secretária Marilza do Carmo Oliveira Dias acompanhou o embaixador extraordinário e plenipotenciário do país da Europa Ocidental, Carlo Krieger, e a cônsul honorária no Paraná, Andrea Menezes Viana, nos plantios.
“É muito bom retomar os nossos mutirões de plantio aos poucos na cidade”, afirmou Marilza, referindo-se ao período de maior gravidade da pandemia da covid-19, que interrompeu este tipo de programação. “Agora, com toda a segurança, voltamos a reunir os curitibanos de todas as origens para ajudar a deixar a cidade mais verde e forte no enfrentamento às mudanças climáticas”, completou.
O embaixador se disse honrado por poder participar do plantio em sua primeira visita a Curitiba. “É preciso parabenizar o trabalho do prefeito Rafael Greca na área ambiental”, disse. Krieger lembrou que a comunidade luxemburguesa no Paraná é uma das maiores e mais antigas do Brasil.
Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil com passaporte alemão, estabelecendo-se nos três estados da região Sul e, no Paraná, no núcleo de Rio Negro, no ano de 1829. Apenas em Curitiba, são 5 mil pessoas. E a representação consular existe no Estado desde junho deste ano.
Com eles, estiveram, ainda, o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Produção Vegetal, José Roberto Roloff; e o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine. Além do assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.
Curitiba mais verde
O desafio 100 Mil Árvores para Curitiba foi lançado originalmente na primavera de 2019 e deveria ser concluído na primavera de 2020. Mesmo com a pandemia, que acabou por inviabilizar os plantios comunitários, foram plantadas 108 mil mudas no período proposto.
Graças a esse sucesso, que contou com a participação de empresas, Exército e escolas, o município renovou o desafio para 2021 e toda a população pode participar para garantir a meta até o final do ano. A ideia é que sejam 100 mil a cada ano.
Plantios feitos em via pública ou em áreas privadas entrarão na conta das 100 Mil Árvores. Os interessados podem retirar mudas produzidas pelo município no Horto Municipal da Barreirinha, pelo Adote uma Árvore, via Central 156, ou nas administrações regionais da cidade, que recebem mudas mensalmente, apenas mediante cadastro.
Plantios dentro de áreas privadas podem ser feitos sem restrições. Quem quiser plantar em área pública, precisa pedir autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que haja escolha da espécie mais adequada para o local.