O presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Rodrigo Dalla Bona Swinka, e o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa, estiveram nesta segunda-feira (11/11) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para apresentar o plano e as ações estratégicas relativas ao trabalho integrado entre as duas áreas.
Em sessão dirigida pelo presidente da CMC, vereador Tico Kuzma, os dois secretários trouxeram dados do que já foi conquistado no turismo da cidade e apresentaram projeções e expectativas para o setor.
Rodrigo apresentou aos vereadores dados que mostram o avanço do turismo na cidade. O número de visitantes cresceu de 7,4 milhões em 2023 para 8,2 milhões em 2024. A maioria é brasileira (97,1% dos visitantes), dos estados vizinhos e do interior do Paraná. O presidente do IMT acredita que o número de turistas estrangeiros deve aumentar com a criação da linha de voos diretos que conectam o Aeroporto Afonso Pena com a cidade de Lisboa, a partir do julho de 2026.
O perfil do turista que vem a Curitiba mudou. Segundo o IMT, 33,3% dos turistas vem a passeio para Curitiba e 24% a negócios. Em 2012, 15,8% dos visitantes vinham a lazer e 4,50% para trabalho. Este visitante geralmente vem acompanhado de sua família e ficam cerca de 3,9 dias em Curitiba.
Outro ramo de setor que foi lembrado é o relacionado à grandes eventos. Neste ano foram quase 50 shows deste porte na cidade. Foi mostrado que 60% do público destes espetáculos são de turistas. “São eventos que giram a economia, geram empregos e divulgam o nome da cidade em âmbito internacional”, disse Rodrigo.
O maior Natal do Brasil
No Natal de Curitiba de 2024, os turistas gastaram R$ 399,9 milhões em Curitiba. Para 2025, serão mais de 150 atrações gratuitas espalhadas por parques, praças, ruas e pontos históricos, que devem atrair ainda mais gente. “Esperamos para este ano, um aumento de no mínimo de 10% no número de visitantes na cidade”, falou Rodrigo.
Os dados apresentados estão no Poti – Portal do Turismo Inteligente.
Partiu Curitiba
O secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa, explicou a importância da criação da nova marca promocional da cidade, a #PartiuCuritiba. Para o secretário, o objetivo da marca é criar uma narrativa com a qual as pessoas se identifiquem e engajá-las. Este tipo de ação já é utilizado pelas principais cidades do mundo e Marc demonstrou que Curitiba, por estar sempre na vanguarda e já ser reconhecida internacionalmente por suas soluções urbanísticas e ecológicas, deve ter um símbolo facilmente identificável.
Marc também lembrou da importância econômica do setor. “O turismo é uma indústria sem chaminé, que traz gente, traz renda e desenvolvimento para a cidade”, avaliou o secretário.
Os secretários em seguida responderam dúvidas e colheram sugestões dos vereadores. A maior parte dos questionamentos dos representantes era sobre como incluir os bairros e diversas regiões da cidade no planejamento do turismo. Marc e Rodrigo mostraram como, tanto no Natal, quanto nos diversos eventos previstos no calendário, quase todas as regiões de Curitiba são contempladas.