Ir para o conteúdo
Trajetória de sucesso

Comtur encerra 2025 com reunião que integra turismo ao Plano Diretor e apresenta Guia de Acessibilidade ao trade

Reunião de encerramento do Comtur. 2ª oficina participativa do Plano Diretor com o IPPUC e o lançamento do Guia de Acessibilidade para os atrativos. Curitiba, 11/12/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM



O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou, nesta quinta-feira (11/12), no Auditório do Mercado Municipal, sua 48ª reunião, marcada por duas pautas centrais: a apresentação ao trade do Guia de Acessibilidade nos Atrativos Culturais e a segunda etapa da Oficina do Plano Diretor, mediada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). O encontro consolidou um momento inédito para o setor: pela primeira vez, o Turismo participa diretamente das discussões de revisão do Plano Diretor da cidade.

A abertura e as boas-vindas foram feitas por Dalci Sontag Junior, secretário-geral do Comtur pelo Instituto Municipal do Turismo (IMT). Na sequência o presidente do IMT, Rodrigo Swinka, parabenizou a equipe pela bela trajetória e trabalho realizado ao longo de 2025.

“Este foi um ano muito positivo para o turismo em Curitiba. O nosso Natal consolidou-se como um grande sucesso, resultado do trabalho integrado de diversas secretarias e da parceria com a iniciativa privada. Para 2026, projetamos um cenário ainda mais promissor para o setor, com a promoção internacional do nosso destino, especialmente por meio de um hub estratégico em Portugal e na Espanha. Aproveitem nossas atrações e desejo um Feliz Natal a todos”, comemorou Swinka.

A primeira pauta foi dedicada ao lançamento para o trade do Guia de Acessibilidade nos Atrativos Culturais. A ferramenta, disponibilizada no dia 5 de dezembro, data em que se celebra o Dia Nacional da Acessibilidade, reúne informações detalhadas sobre as condições de acessibilidade de importantes espaços turísticos e culturais da capital. Totalmente online, o guia já está disponível para download no site oficial do turismo de Curitiba.

O material foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas com deficiência aos atrativos turísticos, oferecendo dados claros sobre rampas, pisos, sanitários acessíveis, sinalização tátil, recursos de comunicação e outros itens que influenciam diretamente a experiência de visitação. A iniciativa permite que moradores e turistas planejem seus passeios com mais autonomia, segurança e conforto.

A elaboração do guia foi resultado de um trabalho integrado entre o Instituto Municipal de Turismo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e representantes da academia e de empresas que compõem o Grupo de Trabalho do Destino Turístico Inteligente (DTI). A parceria garantiu um levantamento técnico consistente e alinhado a boas práticas de inclusão.

Nesta primeira edição, o guia contempla nove importantes atrativos: Memorial Paranista, Museu Oscar Niemeyer, Cine Passeio, Memorial Árabe, Museu Paranaense, Paço da Liberdade, Museu de Arte Indígena, Museu do Holocausto e Memorial de Curitiba. A seleção oferece um panorama diversificado das possibilidades de visitação acessível e reforça o compromisso da cidade com a democratização do turismo e da cultura.

Turismo integrado ao Plano Diretor

A continuidade da Oficina do Plano Diretor foi conduzida pela equipe do IPPUC. O processo de integração do setor de turismo à revisão do documento vem ocorrendo ao longo de 2025. Em maio, durante reunião realizada no Parque Barigui, os conselheiros tiveram um primeiro contato com a estrutura e as diretrizes do Plano Diretor, entendendo de que forma o turismo poderia se articular às discussões.

Em setembro, ocorreu a primeira oficina exclusiva para o Comtur, que teve como foco o diagnóstico dos desafios enfrentados pelo setor. Na reunião desta quinta-feira, a etapa foi dedicada à construção coletiva das propostas do turismo para o Plano Diretor. A dinâmica seguiu o modelo adotado nas oficinas comunitárias e técnicas promovidas pelo IPPUC ao longo do ano.

Os participantes foram divididos em grupos para discutir e formular contribuições específicas do turismo ao planejamento urbano da cidade. As propostas serão tabuladas e entregues ao IPPUC, integrando a consolidação final do documento que orientará o desenvolvimento de Curitiba pelos próximos anos.

A inclusão do turismo nas discussões do Plano Diretor reforça o entendimento do setor como eixo estratégico de desenvolvimento, ao lado de áreas como habitação, saneamento e mobilidade. A expectativa é que as contribuições apresentadas fortaleçam iniciativas como o programa Destino Turístico Inteligente (DTI) e demais frentes de inovação e qualificação do setor.

A próxima reunião do Comtur já tem data marcada: será no dia 10 de fevereiro de 2026, dando continuidade às discussões e ao planejamento das ações para o fortalecimento do turismo em Curitiba.