O charme e a qualidade dos alimentos do Mercado Municipal seduzem os curitibanos também na hora de comprar os produtos que vão compor a ceia do Ano Novo. Na casa do auditor independente Rubens Vieira, 55 anos, que é descendente de português, o prato principal da noite de Ano Novo, por tradição, é preparado à base de bacalhau - produto que ele faz questão de comprar num local que seja de confiança. E o mercado Municipal, na avaliação de Vieira, trata-se de um dos lugares mais confiáveis para comprar determinadas mercadorias.
"Costumo comprar no Mercado Municipal, não somente o bacalhau, mas também quando busco um bom vinho, temperos especiais e frutas de boa qualidade, não economizo combustível, venho do Bairro Alto, onde moro, compro tudo o que preciso e ainda passo momentos agradáveis", afirma Rubens que há muito tempo rendeu-se ao charme do local.
A professora Walfridina de Oliveira, 70 anos, vai passar a noite de Ano Novo da casa da filha Marisa Valéria, com quem ela escolhe as frutas que vão para a mesa durante a ceia de 31 de dezembro. O vinho frisante ou o espumante não pode faltar na ceia da virada do ano e, para garantir a qualidade do brinde, a analista de sistema, Evelise Ramos, 28 anos, na hora de comprar a bebida, também elege as adegas do Mercado Municipal. "Gosto de comprar aqui porque eu confio que o produto é bom, de qualidade e os preços, muitas vezes, são bem mais convidativos. Quando consigo aliar tudo isso num mesmo local, é claro que é mais interessante", diz Evelise.
Livro traz receitas de comerciantes e clientes do Mercado
O Mercado Municipal, que comemora 50 anos em 2008, ganhou em dezembro um novo espaço e um livro de receitas. O novo espaço é uma unidade de manipulação de alimentos. O livro é uma coletânea de 32 receitas, a maioria sugerida por comerciantes, clientes e freqüentadores do Mercado Municipal, com outras elaboradas especialmente pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal do Abastecimento.
Receitas tradicionais e um pouco da história do mais tradicional ponto gastronômico da cidade estão reunidas no livro "Aromas e Sabores do Mundo", primeiro livro de gastronomia do Mercado. "O livro respeita e marca a história de quem constrói o dia-a-dia do Mercado Municipal. Os investimentos neste importante espaço cultural e de abastecimento alimentar não páram por aqui. A Prefeitura tem programada uma grande revitalização do local, que começará em 2009", disse o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Em comum, as receitas levam produtos encontrados no Mercado Municipal, com destaque para a culinária típica das diferentes etnias presentes em Curitiba e também a qualidade dos restaurantes, bistrôs, bancas e boxes do Mercado. Cada prato é acompanhado de uma sugestão de bebida e por dicas de alimentação saudável.
"É um presente para todas as etnias que ajudaram a construir a história do Mercado Municipal. Somos muito gratos à Prefeitura de Curitiba e aos patrocinadores pela confiança e colaboração", disse o presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal, Mário Yamazaki.
O livro será vendido por todos os lojistas do Mercado, a R$ 15. Parte da arrecadação será destinada pela Acesme às instituições sociais Comunidade Resgate, Associação Paranaense de Apoio a Criança com Neoplasia (APACN) e Socorro aos Necessitados.
Outra novidade no Mercado Municipal é o complexo para manipulação de alimentos. São 120 metros quadrados, com equipamento para corte e embalagem de bacalhau, frios, produtos lácteos e cereais. O espaço é usado por comerciantes com supervisão de técnicos da Secretaria do Abastecimento e da Vigilância Sanitária. "É um avanço importante para a qualidade dos alimentos oferecidos à população. Este investimento demonstra o respeito dos comerciantes pelos clientes", disse o secretário Ortigara.
O complexo é dividido em três salas, com ambiente climatizado e controle de temperatura. As salas têm equipamentos que facilitam a higiene do local onde serão manipulados os produtos, como bancadas em aço inox e piso cerâmico.
Com o novo espaço, os comerciantes não precisarão mais cortar, embalar e rotular produtos perecíveis dentro das lojas. A instalação das salas é uma ação conjunta da Prefeitura de Curitiba com a Acesme. Compareceram ao evento o secretário municipal do Governo, Rui Hara, e os vereadores Luiz Felipe Braga Cortes e Jair Cézar.
Veja uma das receitas do livro:
Exibidinhos de bacalhau com delícias da Sissi
Sissi Cereais e Especiarias | Boxes 25 e 26
Autoria da chef Andyara Reback
Ingredientes
400g de bacalhau Porto em lascas
200g de trigo para quibe (tipo fino)
4 colheres (sopa) de requeijão tipo Cottage
1 envelope de açafrão
1 pitada de cardamomo
1 pitada de noz moscada
2 dentes de alho
Meia cebola branca ralada
Azeite de oliva extra virgem para regar
Sal a gosto
Azeitonas verdes e pretas em rodelas para decorar
Modo de preparo
1- Hidratar o bacalhau retirando todo o sal através da troca sucessiva de água;
2- Refogar o bacalhau com alho e cebola;
3- Hidratar o trigo durante 1 hora e espremer muito bem;
4- Misturar o bacalhau com o trigo, o cottage, o açafrão, a noz moscada, o cardamomo e o sal, amassando com as mãos até formar uma massa homogênea;
5- Moldar a massa na forma de pastilhas com o tamanho de aproximadamente 4cm de diâmetro e 2,5cm de altura;
6- Tostar os dois lados dos exibidinhos em chapa de ferro e servir imediatamente, regados com azeite de oliva;
7- Salpicar sobre os exibidinhos azeitonas pretas e verdes em rodelas.
Rendimento: 3 porções ou 30 exibidinhos
Dica: O Cottage é uma variedade de queijo fresco de origem anglo-saxônica, com baixo teor de gordura. Apresenta sabor suave, cor branca, com textura cremosa, elaborado com leite de vaca. O azeite de oliva auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados.
Serviço
Horários do mercado Municipal na virada de ano
Terça-feira, dia 30, das 7h às 18h.
Quarta-feira, dia 31, das 7h às 16h.
Quinta e sexta-feira, dias 1 e 2 de janeiro, fechado.