O prefeito Rafael Greca defendeu as urnas eletrônicas, a democracia e a inovação como processo social na abertura do 1° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Eleitoral, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR, em sua sede, no Prado Velho, na tarde desta segunda-feira (21/8).
O Enastic reúne em Curitiba, até quarta-feira (23/8), representantes dos tribunais regionais de todo o Brasil que vão debater temas como inovação e as novas tecnologias da informação que podem ser utilizadas na Justiça Eleitoral brasileira.
“Este seminário é muito importante porque protege a instituição do Direito Eleitoral, conecta o Direito Eleitoral das cidades brasileiras e projeta o futuro, servindo ao processo democrático”, destacou o prefeito.
Greca também mencionou as tentativas de desacreditar a efetividade do processo eleitoral brasileiro nos últimos anos e reforçou que a democracia é mais forte, lembrando que o Brasil se notabilizou internacionalmente com as urnas eletrônicas e sua apuração em tempo recorde.
“Não precisamos ter medo de ninguém. Precisamos ter espírito público, vontade de fazer o bem, pensar a inovação como Curitiba faz. Precisamos que as inovações sejam precedidas por inteligência política. A inovação só vale se se transformar em um processo social, se servir e chegar a todos”, ressaltou.
Democracia soberana
Anfitrião do 1º Enastic, o presidente do TRE-PR, Wellington Emanuel Coimbra de Moura, disse que o encontro visa fazer previsões de como serão as eleições do futuro, a partir do compartilhamento de conhecimentos com os principais especialistas do país.
“No futuro, a democracia vai permanecer soberana, com a escolha por eleições livres, diretas e universais. Continuaremos a sociedade seja qual for o sistema de inovação. Temos de pensar não apenas em tecnologia, mas nas pessoas”, disse Moura.
O evento
O 1° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Eleitoral vai até quarta-feira (23/8), na sede do TRE-PR (Prado Velho), reunindo representantes dos tribunais regionais de todo o Brasil.
Durante três dias, o evento terá palestras, painéis e workshops com os principais nomes da Tecnologia da Informação, Inovação e Sustentabilidade para debater os desafios tecnológicos e as inovações em sustentabilidade, Laboratórios de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e promover o intercâmbio de conhecimentos.
Entre os temas abordados, estão as tendências e tecnologias que estão transformando a Justiça, Infraestruturas em Rede, Justiça 4.0; Neurociência e Tecnologias Exponenciais, Ecossistemas de Inovação e Inteligência Artificial.
Também participaram da abertura do 1º Enastic, o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Fernando Augusto de Mello Guimarães; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Marcel Guimarães Rotoli; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (RO), Paulo Kiyochi Mori; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior; o advogado idealizador do Justiça Exponencial; Ademir Piccoli; o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), Paulo Golambiuk.