Ir para o conteúdo
Volta às aulas 2026

Comitê da Educação já organiza a volta às aulas do próximo ano

Comitê da Educação já organiza volta às aulas para o próximo ano. Foto: Luiz Costa/SME

Assim como em 2025, a Secretaria Municipal da Educação (SME) instalou o Comitê de Volta às Aulas, que tem como objetivo preparar toda a rede municipal de ensino, com seus 240 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 188 escolas, para o retorno dos 140 mil estudantes no dia 10 de fevereiro.


O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, explica que todas as unidades estão sendo visitadas novamente. “Em 2025, realizamos visitas técnicas em 100% da rede, para elencar as necessidades de obras e demandas de cada unidade, bem como ouvimos as equipes diretivas. A partir daí definimos as prioridades, e tudo isso está em andamento novamente para garantir um retorno com segurança e conforto a nossos alunos e profissionais”, relata o secretário.

As orientações administrativas foram repassadas esta semanas aos dez Núcleos Regionais da Educação e aos departamentos da SME e incluem desde a limpeza para evitar focos de dengue até a organização pedagógica para o próximo ano letivo.

Reformas, roçadas, limpeza, organização de recursos humanos e questões pedagógicas. Tudo isso faz parte do trabalho do Comitê, que foi instalado oficialmente neste dia 9 de dezembro e segue até o retorno dos alunos”, salienta Jean Pierre.

Conquistas de 2025

O secretário também elencou os principais avanços de 2025, como o lançamento do vale-creche, a instalação do ar-condicionado e a inauguração do 240º CMEI da cidade, na CIC.

Ao longo deste ano, a Educação entregou 1.027 reformas e revitalizações de escolas e CMEIs, com investimento total de R$ 32 milhões. As manutenções e melhorias incluem serviços de pintura e em pisos, telhados, banheiros, muros, refeitórios, fraldários, solários e parquinhos. Além disso, em setembro, foram autorizadas obras em 12 novas unidades, no valor de R$ 48 milhões.

Na área pedagógica, a rede pública de ensino ganhou o projeto Curitiba Presente, que trouxe um conjunto de medidas para assegurar a assiduidade dos estudantes em sala de aula, como premiações, termômetro de frequência, milhas pedagógicas, cartas de reconhecimento, entre outras. Também foi  lançado o Curitiba Leitora, para incentivar o hábito da leitura e ampliar o repertório cultural e linguístico das crianças e estudantes.