Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Debate aberto

Começam as pré-conferências de políticas para mulheres; nesta quarta tem mais

A secretária municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite, participou da pré-conferências da VI Conferência Municipal de Políticas para Mulheres começam em Curitiba. Curitiba, 20/05/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

Começaram nesta terça-feira (20/5) os encontros regionais antes da VI Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, promovidos pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. As pré-conferências reúnem representantes do poder público e da sociedade civil para discutir propostas voltadas às políticas para mulheres na capital.


Santa Felicidade: diversidade de participantes

Na Regional Santa Felicidade, a pré-conferência realizada na Rua da Cidadania reuniu mulheres de diferentes grupos, coletivos, universidades e movimentos sociais, que participaram ativamente dos debates. A secretária municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite, destacou o papel da secretaria na articulação entre o poder público e a sociedade civil.

“Nós somos uma secretaria diversa e todas as propostas de todas as mulheres têm que estar presentes nessa conferência. Somos o canal da Prefeitura para dialogar com toda a sociedade e construir uma Curitiba mais diversa e igualitária”, afirmou Marli.

A secretária compartilhou um provérbio africano para reforçar a importância do protagonismo feminino: “Se você educa um homem, educa um indivíduo, mas se educar uma mulher, você educa uma nação.”

Lideranças comunitárias

Tatiana Cordeiro, liderança comunitária há mais de 14 anos e representante da ONG Amor ao Próximo, também participou da reunião em Santa Felicidade. Com ampla experiência em conselhos e conferências de saúde, ela defendeu a necessidade de engajamento para transformar as políticas públicas.

“Nós precisamos ter políticas mais efetivas para as mulheres, que aos poucos vão se destacando. As conferências são o canal para fazermos pedidos, sermos ouvidas e vistas. Se a gente não participar, não vemos o movimento acontecer”, disse.

Durante o encontro, a professora e pesquisadora Elza Campos ministrou a palestra Democracia, Diversidade e Territórios para Todas as Mulheres. A apresentação provocou reflexões sobre as desigualdades enfrentadas por elas em diferentes contextos sociais e reforçou a importância de construir políticas públicas com recorte territorial e interseccional. A palestra dialogou diretamente com o tema central da conferência e inspirou o público a contribuir com propostas comprometidas com justiça social e equidade.

Reuniões simultâneas em outras regionais

Além de Santa Felicidade, também aconteceram reuniões simultâneas nas regionais Boa Vista e Matriz, além da Rua da Cidadania da Fazendinha, que reuniu participantes das regionais CIC e Portão.

As pré-conferências continuam nesta quarta-feira (21/5), nas regionais Pinheirinho, Tatuquara, Cajuru, Bairro Novo e Boqueirão. Os encontros ocorrem das 13h às 17h, nas respectivas Ruas da Cidadania.

A participação nas pré-conferências é obrigatória para quem deseja se candidatar a delegada da Conferência Municipal, marcada para os dias 27 e 28 de junho de 2025, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atualização do Plano Municipal

O tema deste ano é Democracia, Diversidade e Territórios para todas as Mulheres, com debates organizados em sete eixos: violência contra as mulheres; saúde integral; educação e cultura para a igualdade; crise climática e segurança alimentar; trabalho e autonomia econômica; políticas de cuidado; e memórias e ancestralidades das mulheres.

As propostas discutidas nas regionais vão compor a atualização do Plano Municipal de Políticas para Mulheres. Além disso, as delegadas eleitas representarão Curitiba na Conferência Estadual, prevista para acontecer entre 5 e 7 de agosto, em Foz do Iguaçu.

Presenças

Também participaram do encontro em Santa Felicidade a diretora de Políticas para as Mulheres, Aline Bertenheuser; a coordenadora-geral da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Prado; os administradores regionais José Dirceu Matos, de Santa Felicidade, e Ariane Assis, da Matriz; as vereadoras Tânia Guerreiro, Delegada Tatiana e Meri Martins; a conselheira da Sociedade Civil, Rosana Regina Nunes da Silva; a diretora de Políticas para as Mulheres da Secretaria Estadual da Mulher, Mariana Neres.