Os tutores que inscreveram seus animais de estimação para o mutirão gratuito de castração começam, nesta segunda-feira (24/10), a levar os seus bichinhos para o procedimento. As cirurgias serão realizadas até quinta-feira (27/10), no estacionamento do Parque Olímpico do Cajuru. Desta vez, elas serão oferecidas pela Prefeitura de Curitiba com o apoio do Castrapet - o convênio firmado com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT).
Foram oferecidas 750 vagas para cães e gatos de 5 meses a 8 anos, cadastrados na Rede de Proteção Animal por protetores independentes e tutores residentes nos seis bairros pertencentes à Regional Cajuru (Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba, Tarumã e Cajuru).
Além do que exigem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal.
Procuração eletrônica
Caso o tutor não possa levar o animal na data e horário agendado, não é preciso perder o agendamento. É possível nomear outra pessoa para fazê-lo, antes do procedimento. Basta entrar no site da Rede de Proteção Animal e indicar quem será o acompanhante.
Animais sob os cuidados de protetores ficam com seus dados vinculados aos que levam para castração, até que sejam devidamente transferidos ao novo responsável quando adotados.