Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação

Começa projeto de despoluição do rio Uvu, na bacia do Barigüi

Prefeitura lança projeto para despoluição do rio Uvu, um dos principais afluentes da bacia do Barigüi. Curitiba, 26/03/2008 Foto: Maurilio Cheli/SMCS

A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta quarta-feira (26) a despoluição do rio Uvu, um dos principais afluentes da bacia do Barigüi. O lançamento do projeto foi no bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade, junto com o lançamento do programa Band Pé no Rio, da TV Band. Estudantes da Escola Municipal Vinhedos participaram da cerimônia e receberam cartilhas com informações sobre recursos hídricos. A Cartilha Peixoto e o mistério de Boitiúna, publicação distribuída aos estudantes, é um projeto da equipe de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, que tem como objetivo ensinar de forma ilustrativa que mesmo rios poluídos podem voltar a ter vida.

A Bacia do Barigui banha um terço do território de Curitiba. O rio Uvu despeja, diariamente, sete toneladas de matéria orgânica no lago do parque Barigüi. "Queremos mostrar que é possível modificar uma situação crítica por meio de ações comuns, adotadas em conjunto com a sociedade civil organizada", disse o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

No projeto Band Pé No Rio, universitários trabalharão em conjunto com estudantes municipais pela despoluição do rio Uvu. A despoluição faz parte do trabalho de revitalização do Bacia do Barigui, iniciado pela Prefeitura de Curitiba em março do ano passado. O trabalho inclui obras de infra-estrutura e ações de fiscalização, educação ambiental e de cunho legal e institucional.

Os estudantes universitários do projeto Band Pé No Rio representam a Universidade Federal do Paraná, a PUC, a Universidade Positivo, a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Universidade Tecnológica do Paraná. Sete estudantes de cada uma dessas universidades adotaram uma escola próxima ao Uvu para colaborar na limpeza do rio. "Este é um compromisso público assumido pela Band com a cidade e com a nação. Escolhemos intensificar as ações na área do meio ambiente", disse o diretor da rede Bandeirantes no Paraná, Aderbal Fortes.

Os estudantes da Escola Municipal Vinhedos participarão do projeto orientados por universitários da Universidade Positivo. A limpeza do rio tem sido atividade corriqueira dos meninos e meninas, que têm ações em um dos afluentes do rio, que passa perto da escola. Uma montagem teatral, discussões e produções de textos e cartazes, além da conscientização da comunidade escolar sobre a importância de cuidar do rio estão entre os trabalhos já desenvolvidos na escola.

Uvu, no tupi-guarani, significa água que brota da terra. O Uvu brota da terra no São Braz e deságua no lago do parque Barigüi. Com quase 6 km de extensão, passa pelos bairros Mercês, Santa Felicidade e Cascatinha.

Acompanharam a cerimônia de lançamento do projeto o secretário municipal da Comunicação Social, Deonilson Roldo, e o vereador Ademir Manfron.

Rio Uvu em números

• Área de drenagem Rio Uvu e Córrego Santa Rita (Área da Band Pé no Rio) = 7.478.449,81 m²
  • População da área = cerca de 32.000 habitantes.
  • Maciços florestais na área = 2.063.621,10 m²
  • Extensão aproximada do Rio Uvu = 5.918,00 m.
  • Extensão aproximada do Córrego Santa Rita = 2.192,00 m.
  • Área de drenagem da bacia completa do Rio Uvu = 13.726.486,46 m2
  • Maciços florestais da bacia completa do Rio Uvu = 3.519.692,17 m2
  • População aproximada da bacia completa do Rio Uvu = 48.000 habitantes
  • Número de igrejas na Bacia do Rio Uvu = 40.
  • Número de lotes na Bacia do Rio Uvu = 8.357