Está grande a procura do público 60+ pelas atividades grátis oferecidas nos Espaços Conviver, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH). O do Boa Vista, na Avenida Anita Garibaldi, já confirmou nove inscrições de alunos novos para os seus 11 cursos e está prestes a colocar mais um em andamento: Condicionamento Físico.
“Aguardem porque estamos melhorando a oferta de atividades disponíveis para a Pessoa Idosa em toda a cidade, além das instalações dos Espaços Conviver. O de Santa Felicidade, por exemplo, está sendo revitalizado para acolher melhor o nosso público”, diz a secretária da SMDH, Amália Tortato.
Atividade física e lazer
Maria Iara Gonçalves, que ainda trabalha apesar de ter 73 anos, entrou na fila do Espaço Boa Vista para garantir vaga no curso de Dança Circular. “Estou retomando o curso. Fui aluna e tive que abandonar por causa do trabalho, mas agora estou de volta”, conta Maria, que faz trabalhos domésticos para complementar a pequena pensão deixada pelo marido. “Também quero garantir minha vaga no Rancho das Flores”, completa, referindo-se ao bloco carnavalesco exclusivo para os idosos.
A coordenadora do local, Patrícia Galvão, destaca a importância da atitude de Maria Iara em retomar a atividade. “Assim como ela cuida da família para a qual trabalha, também precisa cuidar de si, ainda mais na condição de idosa. Fazer uma atividade física, encontrar pessoas e conversar – que ela encontra aqui – certamente é muito positivo pra o envelhecimento saudável”, diz.
Aula de sensibilidade
Com o mesmo objetivo, desde o final do ano passado a professora aposentada Tânia Regina Krachinski Caddah, de 67 anos, frequenta as aulas de pintura em tela da professora voluntária e ex-aluna Maria Sezerino Mangini. “Tenho Alzheimer e preciso estimular a cuca e a parte motora”, conta, ao lado da acompanhante Nicole Coradassi.
Tânia é colega de pessoas com histórias tão diferentes como Jorge Luiz Rodrigues do Couto, de 70 anos, que ao se aposentar trocou o comércio e a pintura predial pelos pincéis usados nas aulas de Maria Mangini. Já o comerciante aposentado Darci Estevam, de 79, tem a pintura como hobby e agora se dedica à produção de uma tela encomendada para o restaurante da nora Eliana Ribeiro. “O nome do lugar é Girassol e estou pintando girassóis para ela decorar o ambiente”, conta.
Segundo a professora que foi a primeira aluna de pintura em tela do antigo Cati, no começo do século 21, a tendência da turma é crescer. “Vai ficar bem cheio depois do carnaval. O pessoal vai chegando devagar porque é época de férias, de ir ao médico e fazer exames anuais”, explica.
Serviço
Confira os endereços dos Espaços Conviver e onde ainda há vagas. Além de cursos, eles oferecem oficinas, palestras e passeios em grupo. É tudo grátis:
Água Verde
Av. Água Verde, 1320
(41) 3340-2180
Boa Vista
Av. Anita Garibaldi, 3002
(41) 3354-6928
Boqueirão
Av. Mal. Floriano Peixoto, 10.350
(41) 3287-8908
Matriz
R. Monsenhor Celso, 35
(41) 3221-2703
Santa Felicidade
R. Santa Bertila Boscardin, 213
(41) 3221-2502