Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transporte

Com o olhar voltado ao VLT, empresa convida Curitiba para participar de feira na Alemanha

Prefeito Rafael Greca recebe por meio do diretor executivo da Loram América do Sul, Murilo Ferreira Martins, acompanhado da diretora de Relações Institucionais, Camile Viana Gionédis, convite para participar de feira em Berlim. Curitiba, 03/04/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta quarta-feira (3/4) o convite para participar da InnoTrans, a principal feira internacional de tecnologia de transporte, que acontece a cada dois anos em Berlim, na Alemanha. Este ano, o evento será realizado de 24 a 27 de setembro.

O convite foi entregue por Murilo Ferreira Martins, diretor executivo da Loram na América do Sul, e a responsável pelas relações institucionais da empresa, Camile Viana Gionédis. Também participou do encontro o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.

A Loram é fornecedora de equipamentos e líder de serviços de manutenção de trilhos, inspeção e otimização de infraestrutura na América do Norte e ao redor do mundo. A empresa terá um estande na feira em Berlim.

Para o executivo da Loram, a participação de Curitiba no evento é uma oportunidade para conhecer as inovações e tendências em transporte ferroviário. Também pode ser útil para estabelecer parcerias estratégicas que contribuam para o desenvolvimento do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital, disse Martins.

“A Loram está sediada em Curitiba e a ideia é que a empresa possa vir a participar da formatação da rede metropolitana de transporte no futuro, depois que o modelo do BNDES ficar pronto”, afirmou Greca.

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, assinou, em janeiro deste ano, contrato com o BNDES para elaboração de estudo para concessão e instalação do VLT entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolita de Curitiba (RMC).

A perspectiva de investimento na obra é de R$ 2,5 bilhões, com dois anos de execução após o lançamento oficial da concessão, prevista para julho de 2025. Caso aprovado o projeto de concessão, serão 22,8 km de percurso de VLT em operação entre os dois municípios, para atender diariamente até 160 mil passageiros.