Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Protagonismo infantil

Com Jornalistas Mirins e Rádio Escola, estudantes da rede municipal desenvolvem novas habilidades

Com Jornalistas Mirins e Rádio Escola, estudantes da rede municipal desenvolvem novas habilidades. Na foto, Manuella P. Gaspar e Luiz Cláudio F.C. Sobrinho. Foto: Luiz Augusto/SME

Os alunos da rede municipal de ensino de Curitiba contam com diversas atividades pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento da comunicação, trabalho em equipe e produção de textos. Os principais projetos que atendem a esse fim são o Jornalistas Mirins e a Rádio Escola.

Com o Jornalistas Mirins, os estudantes simulam o funcionamento de uma redação jornalística, atuando como repórteres, cinegrafistas ou editores, sempre com a orientação de um professor. Eles fazem a cobertura de eventos escolares, entrevistas e editam o material que produzem.

Já a Rádio Escola tem como base a produção radiofônica no ambiente escolar, colaborando na formação de crianças mais atentas e críticas.

Por meio da Educomunicação, a Secretaria Municipal da Educação também busca ampliar o conhecimento de assuntos ligados à educação, saúde, política, cultura e cidadania.

O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, destaca que essas ações são muito importantes. 

“Não apenas descobrir jovens talentos, mas desenvolver em cada um habilidades de comunicação e produção textual que farão muita diferença na vida profissional de cada um, independentemente da profissão que escolham”, pontua Jean Pierre.

As crianças se divertem enquanto aprendem e têm contato com situações diferentes das vivenciadas em sala de aula.

Luiz Cláudio Sobrinho e Manuella Gaspar são jornalistas mirins da Escola Leonor Castellano, no Boqueirão. Para eles, atuar no projeto é muito enriquecedor. Ambos participaram esta semana da cobertura de um dos eventos do Conexão Educação, que debate assuntos administrativos e pedagógicos da rede pública curitibana.

“É importante desenvolver a criatividade, eu gosto muito de escrever as notícias”, relata a menina.

Já Luiz Cláudio gosta de conhecer pessoas e ambientes diferentes. “Este projeto é uma aventura pra mim, e adoro aventuras”, resume. Luiz Cláudio prefere registrar as imagens. “Gosto muito de tirar fotos”, conta.

OUÇA AQUI

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Estudante Luiz Cláudio

A gerente de Inovação Pedagógica, Anelise Nico Paes, explica que a produção dos estudantes vai muito além do texto e fotos. “Eles produzem vídeos, charges, textos de opinião. E fazem isso com um olhar crítico e senso de responsabilidade sobre o que acontece na escola e na comunidade”, destaca Anelise.

Com o apoio dos professores e o uso de um ambiente digital colaborativo, os conteúdos ganham forma e são publicados diretamente na web.

“Além de desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade, o projeto também fortalece o uso pedagógico da tecnologia e estimula o protagonismo dos alunos”, completa.

Registro histórico

Um dos destaques do trabalho dos jornalistas mirins este ano foi a cobertura dos 332 anos de Curitiba, comemorados em março. No dia 18 de março, acompanhados de professores, 35 participantes do projeto percorreram a cidade no ônibus da Linha Turismo para entrevistar curitibanos e turistas sobre o que mais gostam na cidade.

A ação iniciou no Passeio Público e terminou no Parque Tanguá. Para a estudante Julia Cerutti, do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Mirazinha Braga (Vista Alegre), o momento foi muito especial. A menina entrevistou uma estudante de Educação Física no Passeio Público. “Ela me contou que gosta de Curitiba porque tem muitos parques, e ela faz muitos exercícios físicos”, contou Julia.