O prefeito Rafael Greca inaugurou, na manhã desta quarta-feira (28/3), a nova estátua do cacique dos tinguis na Praça Tiradentes. De acordo com a lenda, o líder indígena foi quem apontou o sentido do marco zero da cidade e guiou os habitantes da Vilinha do Atuba para onde teria nascido Curitiba, na praça do Centro.
“Com alegria, neste lugar sagrado e histórico, onde a nossa amada cidade começou com o nome de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, o prefeito vem inaugurar a estátua do cacique dos tinguis”, disse Greca. A festa foi uma grande comemoração desta lenda.
Feito por Elvo Benito Damo, um dos convidados da inauguração, o monumento foi um presente da Caixa Econômica Federal para a cidade. O escultor também foi responsável pela primeira estátua do cacique, que retornou ao Parque Histórico da Vilinha do Atuba no último sábado (24/3).
O cacique que fica agora na Praça Tiradentes é acompanhado de um lobo guará, de uma pinha e de uma borduna – arma de guerra – que foi fincada no marco zero. No mesmo largo, foi descerrada a placa com os dizeres ‘Curitiba – Muito Pinhão – 1693’.
A celebração foi marcada pela apresentação da Ciranda de Todos Os Povos, atração da Fundação Cultural de Curitiba que representa todos as etnias que formaram a cidade. “Curitiba ergue-se neste momento em alegria para tributar a todos os seus moradores, de todos os tempos, a perpétua lembrança nesta estátua”, disse o prefeito. A Banda Lyra também se apresentou e fez a tradicional execução do Hino de Curitiba.
Os estudantes do 3º ano do Centro de Educação Infantil Curitiba 300 Anos, que acompanharam toda a solenidade, tiveram a oportunidade de fazer uma visita rápida à Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, guiada pelo prefeito.
Presenças
O superintendente regional da Caixa Econômica, Renato Scalabrin, e as secretárias municipais do Meio Ambiente, Marilza Dias, e da Educação, Maria Sílvia Bacila, acompanharam o prefeito na inauguração. Também participaram o presidente da Fundação Cultural de Curitiba e secretário municipal da Comunicação Social, Marcelo Cattani, e a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
O presidente da Cohab, José Lupion Neto, a presidente da FAS, Elenice Malzoni, o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, e a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, prestigiaram o evento, assim como os administradores regionais da Matriz, Dirceu de Matos, do Cajuru, Márcio José Nunes, do Portão, Gerson Gunha, e do Boqueirão, Ricardo Dias.