Foi se divertindo com atrações como jogos de mesa, cama elástica e minibasquete que as crianças celebraram, na tarde deste sábado (28/5), o Dia Internacional do Brincar – a data que há 23 anos chama a atenção do mundo para a importância das atividades lúdicas tradicionais na educação integral infantil. Atualmente ela é comemorada em mais de 40 países.
A programação faz parte dos Jogos do Piá, a atração grátis organizada pela Smelj (Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude), da Prefeitura, para levar às crianças da cidade lazer ao ar livre, além da oportunidade de convivência com a família e também outras crianças. A atividade é bem diferente dos jogos on-line que se jogam em casa, sem companhia. Os Jogos do Piá acontecem duas vezes por mês.
Neste sábado, estão atraindo a atenção dos pequenos moradores das Regionais Bairro Novo, Cajuru, CIC, Pinheirinho e Matriz. Na Regional Cajuru, na Praça Mansueden dos Santos Prudente, no Capão da Imbuia, teve até oficina de pipa e rolimã.
De todos os cantos
De São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, a empresária Karine Prigol Orso está visitando a cidade e aproveitou para trazer as filhas ao Passeio Público, local dos Jogos do Piá da Regional Matriz. “Não sabíamos desses jogos e demos sorte. O dia está lindo e estamos adorando”, disse a turista, mãe de Heloísa, de 11 anos, e Mariana, de 5, que não se importou de esperar na fila para brincar na cama elástica. “Quero ir de novo”, disse Mariana ao sair do brinquedo.
Também de visita a Curitiba, o profissional de tecnologia da informação venezuelano Ramsés Tovar trouxe os filhos Christian, de 10 anos, e Lorenzo, de 6, para conhecer o mais antigo espaço verde de Curitiba. “É muito bonito e bem agradável aqui”, opinou o visitante, que veio de Caracas e não ficou apenas olhando as crianças se divertirem. Na hora de elas se equilibrarem sobre as pernas-de-pau, foi Ramsés quem ajudou a dupla.
A professora de Ensino Fundamental Giovanna Bettega conhece bem a importância das brincadeiras interativas para o desenvolvimento infantil. Por isso, levou a filha Beatriz, de 6 anos, o marido Ricardo e até o cachorro Milo para os Jogos do Piá. “É muito bom aproveitar o dia de sol, sair de casa e se divertir em família”, disse, enquanto olhava pai e filha se equilibrando sobre o chinelão – o brinquedo em que as pessoas, sobre duas pranchas, precisam sincronizar os passos para conseguir se deslocar.
Ainda dá tempo de levar a garotada para se divertir também na Rua Ferdinando Fermino Franciosi, entre Maria Balaban e Vanaflores de Lima Kern (Umbará); na Praça Mansueden dos Santos Prudente (Capão da Imbuia); no Parque dos Tropeiros (CIC); e no Parque Linear Capão Raso (Novo Mundo). Os Jogos do Piá do Dia Internacional do Brincar começaram às 14h e vão até as 17h30.