Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
SUS Curitibano

Com atividades ao ar livre e práticas laborais, profissionais da saúde aderem ao Dia do Desafio em Curitiba

Com atividades ao ar livre e práticas laborais, profissionais da saúde aderem ao Dia do Desafio. Curitiba, 29/05/2024. Foto: Divulgação

Mesmo com as temperaturas amenas desta quarta-feira (29/5), os profissionais da saúde da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) não deixaram de participar do Dia do Desafio. Pelo contrário, movimentar-se foi o estímulo para espantar o frio.

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas para todos os públicos, coordenada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-PR), com realização e apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

"Praticar atividade física traz benefícios à saúde e afeta positivamente o ambiente de trabalho. O Dia do Desafio nos faz refletir sobre a importância de manter uma rotina de exercícios", comenta o diretor-geral, Sezifredo Paz.

A gerente de Controle Interno da Feas, Kamila Faneco, convidou sua equipe para uma caminhada pela região do Capão Raso, onde está localizada a sede administrativa da fundação. "Estar ao ar livre, além de promover essa quebra na rotina, aproxima a equipe", relatou.

Os 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) realizaram atividades de alongamento, dança, jogos com bola, dança circular e caminhadas. Os usuários dessas unidades também foram convidados a participar.

No Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho, os trabalhadores participaram de atividades físicas com simulador virtual, aulas de ioga, além de dança e sessões de alongamento nos postos de trabalho.

No intervalo

O técnico de Tecnologia da Informação (TI) Guilherme Graça aproveitou o intervalo do almoço para jogar tênis no simulador. "Foi bacana, deu para cansar", disse ele, que venceu a partida contra o colega de setor Jouglas Tomaschitz.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara, também houve exercícios de alongamento e ginástica laboral. No Hospital Vitória, na CIC, os profissionais participaram de caminhada ao ar livre e ginástica.

O técnico de segurança do trabalho Hamilton Sobenko participou da ação. Para ele, as atividades foram "um lembrete" de como é importante fazer exercícios.

A equipe do Hospital do Bairro Novo, no Sítio Cercado, participou de atividades laborais pela manhã e caminhada à tarde. A enfermeira Roselaine de Oliveira participou da ginástica. "Foi muito rico este momento de pausa, além de estimular a atividade física e a interação entre as equipes", disse.

Feas

A Feas é uma fundação pública da Prefeitura de Curitiba, ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ela administra os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a Unidade de Estabilização Psiquiátrica Casa Irmã Dulce (UEP), o Saúde em Casa, os Serviços Residenciais Terapêuticos e outros 29 equipamentos do Sistema Único de Saúde de Curitiba, como o Hospital Vitória e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e CIC.