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Com atenção à festa, Natal de Curitiba vira destaque nacional

Com atenção à festa, Natal de Curitiba vira destaque nacional - Na imagem, Parada de Natal do Batel. Foto: Daniel Castellano / SMCS

A segunda edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais fechou um ano em que o turismo da capital colheu bons resultados e abriu novas frentes de expansão, com a regulamentação da lei que reduziu o Imposto Sobre Serviços (ISS) para eventos.

Em 2018, o Instituto Municipal de Turismo coordenou, articulou e mobilizou o setor de turismo em várias ações que ajudaram a cidade a aumentar o fluxo de recursos gerados por quem visitou a cidade.

“O município buscou consolidar ainda mais Curitiba no roteiro nacional dos grandes eventos de Natal e também ajudar a preparar os setores de hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e comércio para o crescimento do turismo de eventos e negócios previsto, a partir de 2019, com a lei que baixou de 5% para 2% o ISS para congressos, feiras e shows”, destaca Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

De acordo com ela, dando sequência ao trabalho iniciado em 2017, o órgão ligado à Prefeitura também promoveu melhorias nos serviços turísticos públicos, bem como retomou projetos fundamentais para um planejamento de longo prazo do segmento, como a pesquisa de demanda turística, que acaba de ser finalizada e será divulgada em 2019.

Consolidação do Natal
Tatiana comemora a consolidação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais no calendário nacional de celebrações.

Entre 22 de novembro e 23 de dezembro, a temporada natalina da capital paranaense reuniu mais de 70 atrações, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura e empresas privadas.

“Como na primeira edição, em 2017, Curitiba celebrou o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, contemplando todos os bairros, uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores”, justifica.

Ela lembra que o Instituto Municipal de Turismo, responsável pela organização da programação, promoveu vários editais de chamamento para realização dos eventos da Prefeitura, sempre procurando unir qualidade e preço competitivo.

Curitiba Mais
O Natal fechou um ano que começou com o lançamento, em janeiro, do programa Curitiba Mais, que prevê várias ações contínuas de coordenação, articulação ou apoio técnico do Instituto Municipal de Turismo com o objetivo de atrair mais eventos e turistas.

Em março, entrou no ar o guia de espaços para eventos, plataforma on-line desenvolvida pela equipe técnica do instituto, com informações para ajudar produtores de congressos, feiras e shows que pretendem trabalhar em Curitiba. Ainda no primeiro trimestre do ano, o prefeito Rafael Greca assinou o Decreto nº 25/2018, que possibilita que terceiros usem espaços públicos municipais para atividades específicas e transitórias.

Um grande passo para que Curitiba tenha um desenvolvimento sustentável do turismo foi dado, em julho, com a aprovação na Câmara Municipal das alterações na Lei nº 107 de 20/12/2017, idealizada pelo prefeito Rafael Greca, que especificam os setores de eventos (feiras, exposições, congressos e shows) com redução da alíquota do ISS de 5% para 2%.

“Com a aprovação da lei em 2017 e a regulamentação dos segmentos em 2018, plantamos as sementes que começaremos a colher em 2019 e 2020, pois haverá um crescimento de eventos e da demanda por hotéis, bares, restaurantes, prestadores de serviços, entre outros, sendo a estrutura da capital nesta área bastante ampla”, avalia Tatiana. Ela recorda que a redução do ISS era uma antiga reivindicação do segmento de turismo de Curitiba.

Ao longo de 2018, o Instituto Municipal de Turismo também coordenou, deu mentoria ou articulou vários projetos e ações com órgãos da Prefeitura. Entre janeiro e julho, parcerias com as secretarias de Obras e Meio Ambiente viabilizaram a renovação dos cinco Postos de Atendimento ao Turista (PIT’s) da Prefeitura.

No caso da Torre Panorâmica, a revitalização foi ainda maior, pois incluiu melhorias na estrutura do mirante. “Essas benfeitorias contribuíram para o aumento de atendimento em alguns pontos em 2018. Em julho, a Torre Panorâmica bateu o recorde mensal de visitas. Foram 19.378 visitantes, superando o recorde de julho de 2017, quando 19.073 pessoas estiveram no local”, justifica Tatiana.