Uma obra da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) vai recuperar e pavimentar três quilômetros de ruas no Parolin. A melhoria na infraestrutura será feita em importantes vias do bairro, como parte das ações da Prefeitura na Bacia do Rio Belém. O processo de licitação foi finalizado e a autorização para início dos trabalhos será assinada nos próximos dias.
Entre as ruas que receberão novo pavimento estão a Carlos Affonso Meissner Osório, Professor José Farani Mansur Guérios, Rio Vila Guaíra, Professor Rubens Eike Braga, Lamenha Lins, Montese, Gastão Poplade, Edgard Meira de Vasconcellos, Eugênio Parolin, Antonio Parolin Júnior e Padre Isaías de Andrade.
Boa parte delas enfrenta o mesmo problema: são íngremes e com trechos em saibro. Esta combinação em dias de chuva faz com que a lama e a água desçam para as partes baixas, ocasionando alagamentos.
A obra será executada com recursos próprios do município, como contrapartida de projetos de urbanização de áreas de risco. O investimento é de R$ 1,19 milhão. Com a pavimentação e a recuperação das ruas serão executados serviços de drenagem pluvial em alguns trechos e a pintura de faixas para sinalização das vias.
"Muitas pessoas imaginam que a Cohab só constrói casas e apartamentos, mas o trabalho da companhia é mais amplo, com obras de infraestrutura, como pavimentação, redes de drenagem, água e esgoto", explica o presidente da Companhia, José Lupion Neto. "Neste caso, a intervenção vai assegurar melhor qualidade de vida para os moradores e para qualquer cidadão que trafegue pela região."
Urbanização
Surgida no início da década de 50, a Vila Parolin é uma das mais antigas áreas de ocupação de Curitiba. O projeto de urbanização da área teve início em 2006 para beneficiar 1,5 mil famílias com a construção de casas para reassentamento das que viviam em situação de risco, melhoria habitacional das moradias em situação precária e obras de infraestrutura.
Também foram feitas pavimentações de ruas e construção de escola, creche, unidade de saúde, Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e barração de reciclagem.