Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Títulos

Cohab faz mutirão para regularizar propriedades na Vila Verde

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), iniciou a regularização de 2.000 famílias que vivem na Vila Verde, CIC. Curitiba, 21/06/2016. Foto: Rafael Silva/Cohab

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) vai realizar, no próximo sábado (24/11), um mutirão para facilitar o acesso aos títulos de propriedade para os moradores da Vila Verde, no CIC. Das 10h às 15h, equipes da Cohab estarão no auditório da Administração Regional da CIC para atender as mais de duas mil famílias que conquistarão as escrituras dos lotes onde vivem.

“Resolver a situação da Vila Verde é mais uma ação importante que está sendo feita em Curitiba. A ideia do mutirão é acelerar o processo de titulação das famílias. São moradores que aguardam há décadas por este momento, quando irão se tornar oficialmente os proprietários dos terrenos onde construíram suas vidas”, destaca o prefeito Rafael Greca.

Com um total de 2.337 lotes aprovados, localizados em uma área de 840 mil metros quadrados – o equivalente a 120 campos oficiais de futebol, a Vila Verde começou a ser ocupada em 1984, quando a Prefeitura destinou os terrenos da chamada Vila Verde I. Nos anos seguintes, a Cohab deu prosseguimento à produção de lotes para atender moradores transferidos de áreas irregulares e também inscritos na fila de pretendentes a imóveis populares.

Apesar de urbanizada e bem servida de equipamentos públicos, os moradores da Vila Verde seguem na informalidade, sem os documentos que garantem a posse de seus terrenos. “O mutirão é uma oportunidade para que todas as famílias regularizem suas condições e possam alcançar esta conquista que ultrapassa gerações. A casa própria é um legado para os filhos e netos”, afirma o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Casos diferentes
Entre as famílias que serão atendidas existem diferentes situações a se resolver – 999 famílias estão com os contratos quitados, das quais 137 são moradores originais e 862 precisam apresentar documentação que comprove a compra. Outras 1.047 estão com os contratos parcialmente quitados e 291 ainda permanecem sem contrato.

“Teremos equipes para prestar informações gerais e para atender cada caso específico. O objetivo é que todos os presentes saiam do mutirão com suas situações encaminhadas”, explica o presidente da Cohab.

É importante destacar que o mutirão será somente para atendimento de moradores da Vila Verde. Famílias oriundas de outras localidades deverão procurar a Companhia em outra oportunidade. “E desta forma, o importante trabalho da Cohab continua”, ressalta Lupion.

Mutirão Cohab para acesso às escrituras da Vila Verde
Dia: 24/11/2018 – sábado

Horário: das 10h às 15h
Local: Administração regional CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, CIC.