Boa parte das empresas de sucesso é conhecida por ter uma figura que representa a paixão, a vontade e os valores da companhia no seu modo de trabalhar e tocar a gestão do negócio. A empresária paranaense Clemilda Thomé, cofundadora e ex-acionista da gigante Neodente, dividiu com o público do Paiol Digital de março, na noite de terça-feira (12/3), como foi esse seu papel no crescimento da maior empresa de implantes dentários do país, com sede em Curitiba.
“Um líder precisa ter tudo isso e muito mais. Precisa também saber lidar com diferentes tipos de funcionários, pressões e metas”, explicou Clemilda, principal palestrante do evento no Teatro do Paiol, que homenageou o empreendedorismo feminino.
De acordo com a executiva, é fundamental saber tudo sobre o negócio e focar. “Fui fazer Odontologia com mais de 30 anos, pois queria entender tudo sobre o produto que eu estava oferecendo. Ou melhor, a solução de saúde que eu e meu ex-marido, Geninho Thomé, estávamos dando acesso à população”, contou ela.
Valores
Clemilda lembrou ainda que para uma empresa crescer é preciso inspirar quem trabalha na organização. “Divida com todos a filosofia e valores da empresa, seja um líder que compartilhe acertos e erros e prepare toda a equipe para conhecer todos os processos, identificar rapidamente problemas e soluções”, orientou.
Como resultado, exemplificou ela, quando a Neodente foi vendida totalmente pelos antigos controladores, em 2015, a empresa detinha 51% do mercado de implantes dentários do país.
Atualmente, Clemilda comanda na capital uma holding com várias empresas que atuam no setor imobiliário, educação, odontologia, exportação, moda e alimentação.
Além da empresária paranaense, a edição de março do Paiol Digital reuniu três outras palestrantes sobre empreendedorismo feminino. Silvia Amélia Bim, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) falou sobre o programa Meninas Digitais, que busca estimular jovens mulheres a ingressarem no mundo da programação de computação; a coach Gisele Cipili dividiu com o público sua visão sobre “A mulher multipotencial”; e Morgana Guzela, uma das vencedoras do prêmio Empreendedora Curitibana 2017, contou sua trajetória até fundar a starup Realizehub, que oferece atendentes virtuais (chatboots).
Vale do Pinhão
Promovido pelo Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação de Curitiba, o Paiol Digital é organizado pela Agência Curitiba e tem o apoio da Fundação Cultural. O evento de março foi mediado por Carol Aguiar, da HotMilk, incubadora da PUCPR e teve uma apresentação especial do Grupo de Dança do Colégio Estadual do Paraná (Dancep).
A presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, abriu o fórum que este mês foi dedicado ao empreendedorismo feminino. "As palestrantes de março são exemplos para todas as mulheres que sonham em abrir o seu negócio e que precisam entender os caminhos para crescer profissionalmente de forma sustentável”, avaliou ela, que comanda o órgão ligado à Prefeitura e responsável pela política de empreendedorismo e inovação da cidade. O próximo Paiol Digital está programado para o dia 30 de abril.