Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Cajuru

CMAEE do Cajuru apoia crianças com dificuldade de aprendizagem

CMAEE Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Iva de Abreu Costa e Silva na Regional Cajuru. Curitiba, 13/11/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Em 2019, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Iva de Abreu Costa e Silva, na Rua da Cidadania do Cajuru, deu suporte para uma média de 190 crianças com dificuldades de aprendizagem por mês. E comemorou cada progresso feito por cada estudante.

Como o do Gabriel, de 10 anos, aluno da 4ª série. Ele chegou ao CMAEE em meados de 2017 com muita dificuldade para aprender a ler e simplesmente não gostava das letras. Sua paixão mesmo era o futebol. 

Ele continua encantado por dribles, passes e chutes a gol, mas este ano surpreendeu a mãe em seu aniversário: o curitibinhas pediu livros de presente.

O gosto pela leitura surgiu nas sessões semanais com a pedagoga, onde Gabriel era estimular suas potencialidades: a Matemática aparecia na soma dos pontos de um jogo, a Linguagem, na descrição da atividade realizada.

Foi com a ajuda do CMAEE que a mãe dele, a cozinheira artesanal Aparecida Teodoro de Oliveira, descobriu que as dificuldades na escola não eram preguiça ou hiperatividade. “Aqui consegui encaminhamentos para o laudo de que ele tem dislexia. Se fizesse isso no sistema privado, teria gasto pelo menos R$ 2,7 mil”, conta. 

“É um alívio ter toda essa ajuda para entender o que acontece com ele, que ele tem um tempo diferente para aprender e que está conseguindo”, fala Aparecida.

Apoio da família

A diretora do CMAEE Iva de Abreu Costa Silva, Elda Cristiane Bissi, conta que o suporte é dado para crianças que têm ou não uma dificuldade de aprendizado constatada por laudo. 

O encaminhamento é feito pela escola, que aponta os estudantes que precisam de uma atenção especiale o CMAEE avalia o quadro para decidir se o Centro para solucionar a situação. 

“Avaliamos o que interfere no aprendizado, desde a estrutura familiar, o desenvolvimento da criança, o potencial dela. Nos atendimentos, não focamos nas fragilidades dela e sim nas potencialidades”, diz Elda.

A diretora acrescenta que, muitas vezes, um ajuste de conduta da escola com o estudante é o suficiente para que a criança melhore seu desempenho, sem precisar do apoio do Centro. 
Mas nos casos acompanhados pelo Centro, o apoio da família é essencial. “É o que vai fazer a maior diferença”, ressalta.

Equipe especializada

O CMAEE Iva de Abreu Costa e Silva atende estudantes encaminhados pelas 21 escolas municipais e crianças dos 25 CMEIS da Regional Cajuru, que abrange os bairros Uberaba, Tarumã, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Cajuru e Jardim das Américas. 
O Centro conta com 17 profissionais, entre pedagogas, avaliadoras, psicóloga, atendimento educacional, profissionais de apoio especializado na área auditiva e visual, secretária e profissionais para alimentação e limpeza.