Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia Nacional dos Clubes

Clubes da Gente são opções de lazer e práticas esportivas gratuitos

Clubes da Gente são opções de lazer e práticas esportivas no Dia Nacional dos Clubes em Curitiba. Foto: Isabella Mayer/SECOM (arquivo)

Esta terça-feira (15/7) é o Dia Nacional dos Clubes, data que celebra a organização de todos os tipos de grupos de indivíduos que se reúnem em prol de um objetivo ou desejo em comum. A Prefeitura de Curitiba faz parte dessa data com os Clubes da Gente, centros municipais que oferecem atividades gratuitas para os moradores da capital.

São cinco Clubes da Gente - Bairro Novo, Boa Vista, CIC, Santa Felicidade e Tatuquara - que ofertam natação e hidroginástica, em piscinas aquecidas no inverno e em dias frios, judô, surf indoor, badminton, ginástica artística, musculação, ginástica, dança do ventre, hip hop, balé, capoeira. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e podem ser feitas on-line.

O calendário das aulas vai de fevereiro até o fim de dezembro. Para saber o período exato, acesse a área de Notícias, no site da Prefeitura. Na época certa, antes de entrar no campo próprio para inscrição, cadastre-se no portal e-CIDADÃO, do Município, com número de CPF, senha e endereço de e-mail. Em seguida, acesse o Curitiba em Movimento para fazer o preenchimento dos outros dados, como vagas disponíveis e horários em qual Clube.

Passo a Passo:

  • Clique na aba “Atividades”;
  • Faça sua pesquisa para saber quais são as vagas, por Clube;
  • Confira outros dados (como quais são os documentos necessários);
  • Inscreva-se na atividade do seu interesse, na vaga disponível e no equipamento que mais lhe convém;

A renovação da inscrição é automática, a não ser que o interessado manifeste sua desistência.

Pessoas com deficiência

Em todos os Clubes da Gente estão disponíveis inscrições de pessoas com deficiência para aulas de natação em categorias específicas. Há aulas de natação D.I. (Deficiência Intelectual), D.A. (Deficiência Auditiva), D.F. (Deficiência Física), D.V. (Deficiência Visual), Raia Livre (para quem sabe nadar) e TEA (Transtorno do Espectro Autista). Nenhuma das atividades têm custo. 

História dos clubes privados

Os clubes, do inglês club, são espaços para o desenvolvimento de ideias, debates políticos ou culturais e para a diversão, com a realização de atividades esportivas. A história dos clubes privados, na maioria dos casos, dialoga diretamente com a cidade e o estado.

Clube Curitibano
Em setembro de 1881, lideranças da época, capitaneadas pelo coronel Romão Rodrigues de Oliveira Branco, decidem criar um espaço para a integração social e cultural em Curitiba. Surge assim o Club Curitybano. A primeira sede é inaugurada em janeiro de 1882 e o seu primeiro presidente é o comendador Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. Ao longo de mais de 140 anos, o Clube Curitibano promove a cultura, o esporte e o lazer para seus associados. Mais de 45 modalidades são praticadas em suas dependências.

Sociedade Thalia
Fundada em 1882 como Weringe Thalia, a Sociedade Thalia tem sua origem atrelada à imigração alemã em Curitiba. Realizando matinês culturais desde o século 19, o clube sempre movimentou a cidade. A sede no Centro foi inaugurada em 1942, durante a gestão do presidente Agostinho Bernardo Vieira, e foi local de vários eventos importantes. O clube oferece atividades esportivas e culturais em duas sedes em Curitiba, uma na Região Metropolitana e outra no Litoral do Paraná.

Clube Duque de Caxias
Em 1890, imigrantes alemães fundam em Curitiba o Teuto Brasilianischer Turn Verein zu Curityba, no antigo Theatro Hauer. Após comprar um terreno no Bacacheri com apoio de alguns membros e do governo alemão, o clube passa a sediar eventos e esportes. Por conta da II Guerra Mundial, é obrigado a alterar o seu nome para Sociedade de Cultura Física Duque de Caxias. Na década de 1970, passa a se chamar definitivamente de Clube Duque de Caxias. 

Graciosa Country Club
Surgindo incialmente por alemães praticantes de tênis em 1914, como Sport Club Germânia, e que posteriormente se fundiria com o Curityba Golf Club, o Graciosa Country Club é um clube de campo com sede no bairro Cabral. Com uma área de aproximadamente 300 mil metros quadrados, possui áreas esportivas, parque aquático, restaurantes e outras instalações para os associados.

Sociedade Morgenau
Criada pela comunidade atuante do bairro de mesmo nome, atualmente chamado Cristo Rei. Após anos de atuação como Sociedade Operária Beneficente Recreativa Vila Morgenau, o clube decide efetivar uma fusão em 1969 com o Bloco Esportivo Morgenau, agremiação do bairro exclusivamente destinada ao futebol, e cria-se então a Sociedade Morgenau. Torna-se, então, um exemplo de clube totalmente ligado com o bairro e a região, mas que conquistou importância e tradição ao ponto de atrair associados de toda Curitiba.

Nikkei Curitiba
A Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba é outro clube que passou por diversas fusões e alterações de nome até os dias de hoje. Seu surgimento tem relação direta com a chegada de imigrantes japoneses em Curitiba no início da década de 1910. Tendo como missão a integração da comunidade nipo-brasileira, o Nikkei Curitiba busca incentivar a cultura, o conhecimento, o convívio social e a prática esportiva.

Serviço

Clubes da Gente de Curitiba
Inscrições pelo Curitiba em Movimento

Clube da Gente Bairro Novo (R. Marcolina Caetana Chaves, 150 – Sítio Cercado)
Clube da Gente Boa Vista (R. Joaquim da Cota Ribeiro, 319 – Bairro Alto)
Clube da Gente CIC (R. Hilda Cadilhe de Oliveira, 700 – CIC)
Clube da Gente Santa Felicidade (R. Daniel Cesário Pereira, 681 – Santa Felicidade)
Clube da Gente Tatuquara (R. Jovenilson Américo de Oliveira, 867 – Tatuquara)