Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
CIC

Clube da Gente será espaço de esporte e saúde no Caiuá

Obas de construção do Clube da Gente Caiuá/ Diadema, na CIC. Curitiba, 13/12/2011 Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Os moradores da CIC vão ganhar um Clube da Gente no ano que vem. A nova unidade, em fase final de construção, vai funcionar perto do parque Caiuá, oferecendo aulas de iniciação de natação, hidroginástica e condicionamento físico para 2.500 pessoas.

“Com esta obra, Curitiba amplia a rede de piscinas aquecidas, com aulas gratuitas. Futuramente, a cidade vai ter uma unidade aquática em cada um das regionais”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni. O Clube da Gente CIC está em construção no parque Caiuá, em uma região que concentra um grande número de conjuntos habitacionais da Cohab.

O novo espaço terá duas piscinas, sendo uma semi-olímpica e outra de hidroginástica, onde será possível fazer também hidroterapia. O Clube da Gente CIC haverá um espaço para que a Fundação de Ação Social (FAS) ofereça cursos de empreendedorismo. Outros benefícios são salas de ginástica para aulas de condicionamento físico para idosos.

O Clube da Gente CIC terá uma área de 2.645 metros quadrados e 517 metros quadrados de piscinas. Uma piscina será semi-olímpica, com 25 metros de comprimento, oito raias e 1,3 metro de profundidade. A outra terá 10 metros por 10 metros e 1,1 metro de profundidade, para hidroginástica, hidroterapia e aprendizagem infantil. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2011.

Participação - Para executar a obra, a construtora responsável recrutou a maior parte dos trabalhadores junto à população local e, por isso, 90% dos operários são da vizinhança. "Hoje, eles garantem o emprego e a renda da família e amanhã poderão usufruir os benefícios do equipamento", fala o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

É o caso de Joel Partika Gertrudes, que mora há 20 anos na Vila Sabará - que fica ao lado do Moradias Caiuá. Casado e com um filho de três anos, ele pretende aproveitar junto com as famílias os benefícios do Clube da Gente. "Será muito bom ter um Clube como este tão perto de casa", afirma.

Cristiano da Silva, morador da Vila Rose, também localizada nos arredores, é outro trabalhador que poderá freqüentar o complexo aquático. Casado e com um filho de apenas um mês de idade, ele acha que o Clube da Gente é uma melhoria para a região. "Teremos de graça atividades que custam muito caro e não poderíamos pagar", disse.