O III Festival da Palavra de Curitiba começa nesta quarta-feira (10/9), às 18h, no Teatro Guaíra, com a palestra do professor e filósofo Clóvis de Barros. Até domingo (14/9), a maratona literária reunirá na capital paranaense cerca de 200 escritores e artistas de todo o Brasil.
Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispector
Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
O Festival da Palavra ocupará neste ano 26 espaços culturais da cidade, com 125 atividades gratuitas, incluindo oficinas, palestras, rodas de conversa, espetáculos, exibição de filmes, feira de livros e sessões de autógrafos.
Ética e literatura
A programação inicia com a palestra do filósofo Clóvis de Barros, no Teatro Guaíra, no dia 10, às 18h. O público pode adquirir ingresso convencional (R$ 60) ou optar pelo ingresso social — com valor reduzido de R$ 20 mediante doação de um livro de literatura em boas condições para ser distribuído às Casas da Leitura da cidade.
No palco do Guaíra, Clóvis de Barros apresentará A Vida que Vale a Pena Ser Vivida, obra que discute ética, felicidade e comportamento. Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, o autor de mais de 35 livros atua há mais de uma década como palestrante corporativo e consultor.
Durante o dia, algumas oficinas literárias e uma sessão do filme Capitães de Areia, inspirado na obra de Jorge Amado, acontecem na cidade dentro da programação do Festival da Palavra. Todos com entrada gratuita.
Oficinas literárias
Durante os quatro dias, 38 oficinas e minicursos gratuitos estarão disponíveis nas diversas linguagens — de criação literária e poesia ao cordel, slam, cerâmica, quadrinhos e música. Nomes como Jarid Arraes, Marcelino Freire, Cida Pedrosa e Edimilson de Almeida Pereira estarão à frente dessas atividades, que contam com certificação de participação.
Alguns destaques
Diversos autores de destaque estão confirmados em debates sobre temas como literatura, poesia e identidade:
Jarid Arraes e Noemi Jaffe participam do Prosa Hoje, mediado por Luciana Melo, na quinta-feira (11/9), às 18h30, no Memorial de Curitiba.
Cida Pedrosa e Edimilson de Almeida Pereira discutem a poesia contemporânea em Poesia Hoje, na sexta-feira (12/9), às 18h30, também no Memorial.
Além disso, o mais novo imortal da ABL, Milton Hatoum, é um dos destaques: na sexta às 18h, haverá exibição do filme Retrato de um Certo Oriente no Cine Guarani, seguida de bate-papo e sessão de autógrafos.
Programação do III Festival da Palavra de Curitiba nesta quarta (10/9)
14h - Oficina Leituras do Cotidiano – Crônicas: Carla Viccini
Local: Casa da Leitura Wilson Bueno
(Portão Cultural - Av. Rep. Argentina, 3.432 – em frente ao terminal do Portão)
14h - Oficina Lavra Palavra: Glória Kirinus
Local: Casa da Leitura Hilda Hilst
(Rua da Cidadania do Cajuru - Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150)
17h – Filme Capitães de Areia
(Brasil, 2011) Direção: Cecília Amado e Guy Gonçalves
Local: Cinemateca de Curitiba
(R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
18h - Palestra Clóvis de Barros
Apresentação: Gustavo Arns
Local: Teatro Guaíra (Rua Conselheiro Laurindo 175 - Centro)
Ingressos
18h - Palestra “Narrativas Íntimas – Literatura e Memória”: Rodrigo Hayalla
Local: Biblioteca Pública do Paraná
(R. Cândido Lopes, 133 - Centro)