Cerca de duas mil pessoas participaram, neste domingo (27), das 8h às 16h, do segundo Circuito Ciclofaixa de Lazer, promovido pela Prefeitura de Curitiba. Com ruas sinalizadas por faixas vermelhas exclusivas para o uso de bicicletas, os ciclistas transitaram com segurança e comodidade por um percurso de quatro quilômetros de extensão no centro histórico da cidade.
“Adoro pedalar e a Ciclofaixa de Lazer é mais uma opção de diversão que se junta as ciclovias e passeios ciclísticos que acontecem no município. Fico feliz que Curitiba esteja investindo cada vez mais no ciclismo, que além de ser uma atividade saudável também é uma forma de locomoção que desafoga o transito e preserva o ambiente”, disse Luiz Fernando da Silva, de 45 anos.
O trajeto deste final de semana passou pelas ruas XV de Novembro; Marechal Deodoro; Emiliano Perneta; Visconde de Nácar; André de Barros e Mariano Torres, destacando cenários históricos e culturais de Curitiba.
Para garantir a segurança dos participantes, monitores da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e agentes da Diretran orientaram os ciclistas e motoristas durante todo o trajeto, que foi sinalizado também com cones e cavaletes, impedindo o ingresso de veículos nas pistas da Ciclofaixa.
Além dos agentes da Diretran, motoristas e ciclistas também contaram com fiscais do transporte coletivo, em pontos estratégicos do percurso. “A organização foi ótima, com todo o percurso muito bem sinalizado e orientado. Essa foi a primeira vez que participei da Ciclofaixa de Lazer, mas com certeza irei voltar mais vezes”, disse Gilberta Justi, de 47 anos.
Os próximos passeios do Circuito Ciclofaixa de Lazer acontecem nos dias 18 de dezembro; 15 de janeiro; 12 de fevereiro; e 25 de março. Em 2012 a ciclofaixa de lazer será ampliada até o Parque Barigui, num percurso de 14 km, e acontecerá todos os domingos.
Ciclovias – Estudo recente divulgado pelo portal Mobilize Brasil aponta as cidades do Rio de Janeiro e Curitiba como as capitais brasileiras com melhor mobilidade urbana. Não é por acaso que as duas cidades estão no topo do ranking nacional quanto se considera o tamanho da malha cicloviária.
Curitiba, a pioneira no Brasil na implantação de ciclovias, tem cerca de 120 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. O Rio de Janeiro tem 240 quilômetros de ciclovias que se estendem pela orla da cidade. Porto Alegre, cidade do porte de Curitiba, tem 8 km de ciclovias.
Em Curitiba, a prefeitura está investindo na ampliação das ciclovias. São seis vias em obras que representam 22,4 quilômetros de ciclovias a mais na cidade. A malha está sendo ampliada seguindo o Plano Diretor Cicloviário elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) que orienta os projetos de urbanização e revitalização de ruas com infraestrutura cicloviária.
Estímulo – Além da ampliação da rede de ciclovias e da implantação da ciclofaixa de lazer, a Prefeitura de Curitiba oferece programas de estímulo ao uso da bicicleta.
Entre as principais ações se destacam o programa Pedala Curitiba, que oferece passeios ciclísticos toda terça-feira à noite com percursos diferentes, que variam de 12 a 20 km, e o Circuito SMELJ de Ciclismo, que foi ampliado em 2011 e passou a contar com etapas no Velódromo de Curitiba, aberto para todas as idades, e nas Regionais Administrativas, com foco maior na criança e adolescente, buscando despertar o interesse pelo ciclismo desde cedo junto aos curitibanos.
A Prefeitura também promove o Passeio Ciclístico em Comemoração ao Aniversário da Cidade, que neste ano contou com a participação de 5 mil pessoas, que pedalaram do Mercadorama da Avenida Silva Jardim até o parque Barigui para a grande festa em comemoração aos 318 anos da cidade. No dia 11 de dezembro acontecerá o Passeio Ciclístico de Natal.