Iniciativa inédita no Brasil e na América Latina, a caravana com 25 trailers e motorhomes começou uma nova edição nesta quinta-feira (23/10) e leva atrações culturais gratuitas a mais dez cidades do Paraná até o dia 1º/11, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba. Dentro da proposta de fortalecer o turismo sobre rodas e movimentar a economia local, a 4ª etapa do Circuito Caminhos do Paraná – Rotas do Pinhão estreia em Rio Negro e termina em Curitiba. Da capital, os aventureiros seguem para a cidade vizinha de Pinhais, onde será realizada a 9ª Expo Motorhome, de 12 a 16/11.
O secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Thiago Bonagura, destaca que este é mais um evento que movimenta o turismo e a economia no anel metropolitano.
“O turismo nos auxilia a promover o crescimento econômico e sustentável desta que é a segunda maior metrópole do país”, pontua Bonagura.
Já chega a quarenta o número de municípios percorridos desde a primeira edição do Circuito Caminhos do Paraná, que teve início em maio passado. A primeira cidade a receber a quarta etapa, nesta quinta-feira (23/10), é Rio Negro. Depois, a caravana prossegue para Campo do Tenente (sexta-feira, dia 24/10), Mandirituba (sábado, 25/10), Fazenda Rio Grande (domingo, 26/10), Lapa (segunda-feira 27/10), Araucária (terça-feira, 28/10), Almirante Tamandaré (quarta-feira, 29/10), Rio Branco do Sul (quinta-feira, 30/10) e Piraquara (sexta-feira, 31/10), terminando em Curitiba no dia 1º/11 (sábado).
Na capital, o acampamento será montado no estacionamento do Parque Barigui, próximo ao parque de diversões. O presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur) Rotas do Pinhão, Eros Tozetto, acompanhou as outras três edições da caravana e está otimista em relação à nova etapa. Durante dez dias, o circuito passará por dez municípios, permitindo aos participantes conhecerem a rica diversidade de atrativos naturais, culturais e gastronômicos que a região oferece. “Essas cidades são verdadeiros tesouros do Paraná, cada uma com sua identidade, tradições e belezas”, explicou Tozetto.
Programação gratuita
Em cada município, o comboio com cerca de 25 veículos de recreação chegará por volta das 10 horas, montando acampamento em pontos estratégicos, como praças, parques e ruas centrais, mas a visitação pelo público só será aberta às 14 horas. Com o apoio das respectivas prefeituras, ocorrerão programações diversificadas até por volta das 21 horas, incluindo apresentações musicais e artísticas, feiras gastronômica e de artesanato, bem como palestras ambientais.
Além de conversar com os caravanistas para saber mais sobre este estilo de vida conectado à natureza, os moradores também poderão visitar o interior dos trailers e motorhomes.