Ir para o conteúdo
Respeitável público

Circo da Cidade ganha superlona e passa por revitalização para celebrar 50 anos de história

Circo da Cidade passa por revitalização para celebrar 50 anos de história. Curitiba, 21/01/2026. Foto: Cido Marques/FCC

O Circo da Cidade, um dos mais tradicionais e antigos equipamentos culturais de Curitiba, está passando por uma ampla obra de revitalização. As intervenções já começaram e vão modernizar toda a estrutura, da lona ao picadeiro, para celebrar os 50 anos de história desse espaço dedicado à arte circense.

Vinculado à Fundação Cultural de Curitiba, o Circo da Cidade, no Alto Boqueirão, está recebendo melhorias para garantir mais conforto, segurança e qualidade técnica para artistas e público. Novos banheiros e piso com acessibilidade, além de uma lona mais reforçada, fazem parte do pacote de revitalização.

“Teremos calçadas acessíveis, tendas novas e a lona principal totalmente refeita, com fabricação de alta qualidade, a chamada superlona”, explica a consultora de Circo da FCC, Jane D’Ávila.

A reforma deve ser concluída no primeiro semestre deste ano e inclui ainda a construção uma tenda de apoio, que será um espaço de convivência para crianças, famílias, artistas e professores, permitindo lanches, conversas e atividades sociais.

Em 2025 o Circo da Cidade exibiu 50 espetáculos e oficinas circenses a cerca de 18 mil pessoas, a maioria crianças das escolas municipais e de CMEIs.  

Como tudo começou

Criado em 1976, o Circo da Cidade é um símbolo da cultura curitibana, assim como o Teatro do Paiol. Suas raízes estão ligadas à tradicional família circense Queirolo, responsável por importantes contribuições na história do circo no Brasil e em Curitiba.

Ao longo dessas cinco décadas, o Circo da Cidade passou por diferentes formatos de gestão. Hoje, conta com uma programação selecionada por meio de editais do Fundo Municipal da Cultura, garantindo apresentações gratuitas para a população e oficinas voltadas especialmente ao público infantil.