Começou nesta sexta-feira (22/8) o quadro Bom Dia + Saudável Sem Cigarro, exibido no telejornal Bom Dia Paraná, da RPC. O “reality”, que conta com apoio técnico da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS), vai acompanhar a jornada de cinco paranaenses que aceitaram o desafio de parar de fumar.
Entre os selecionados, dois são moradores da capital: Valdemar Mannes (conhecido por Maro) e Jane Bellegard. Os dois serão acompanhados por profissionais da SMS em grupos de controle do tabagismo nas unidades de saúde de Curitiba.
“Eu não quero isso mais para a minha vida. O hábito de fumar é inapropriado nos dias atuais para a saúde e demais situações”, disse Maro, em seu vídeo de inscrição.
“Eu e meu marido chegamos a parar por três meses (por conta). Eu sentia o ar, puro leve, uma sensação muito boa. Mas nós recaímos. Eu espero que vocês me deem esse empurrão que eu preciso”, afirmou Jane.
Além de Maro e Jane, participam Jolserley Márcio Barbosa (Foz do Iguaçu), Viviane Pestana (Cascavel) e Juliana Aparecida Caetano (Londrina), que serão acompanhados diretamente pelas equipes de saúde de seus respectivos municípios.
Apoio técnico
A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai garantir suporte técnico durante o quadro Bom Dia + Saudável Sem Cigarro, com especialistas da área atuando como referência para o público que acompanha o quadro.
Os profissionais da SMS contribuirão ao longo do processo com informações, dicas e entrevistas exibidas no programa, reforçando o compromisso de Curitiba em apoiar quem deseja parar de fumar.
“É uma oportunidade importante para mostrar à população que parar de fumar é possível, principalmente com apoio profissional e em grupo. A SMS leva essa experiência para a televisão com a mesma seriedade e dedicação que já garante diariamente nos serviços de saúde de Curitiba”, destacou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.
Fazem parte do corpo de especialistas da SMS que atuarão no quadro da RPC: Rejane Blume (coordenadora do programa do Controle do Tabagismo da SMS); Ana Paula Machado (enfermeira e coordenadora do grupo de controle do tabagismo da US Vila Verde), Alexei Volaco (médico endocrinologista do departamento de atenção primária da SMS) e Juan Ricardo Sierra (fisioterapeuta do departamento de atenção primária da SMS).
Rede de apoio
Mesmo quem não foi selecionado para o reality pode contar com os serviços já disponíveis na capital. Curitiba mantém grupos de controle do tabagismo em diversas unidades de saúde, onde os moradores do município recebem acompanhamento multiprofissional.
O acesso pode ser feito diretamente nas unidades ou pela Central Saúde Já Curitiba, no telefone (41) 3350-9000, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos fins de semana, das 8h às 20h.