Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pra você!
Novos hábitos

Cinco maneiras de ajudar a combater as mudanças climáticas

Desafio 100 Mil Árvores distribui mudas nativas gratuitamente nas regionais para a população. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

Nesta quarta-feira (16/3), é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Curitiba tem uma série ações para conter o avanço da temperatura e se preparar para suas consequências. Mas cada um pode mudar pequenas atitudes e ajudar a cuidar do planeta, afinal os efeitos das mudanças climáticas serão sentidos por todos, como lembra a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.

“As mudanças causam degradação ambiental, perda da biodiversidade e afetam diretamente quem vive nas cidades, principalmente com as alterações nos regimes de chuvas”, explica. “Os paranaenses, que viveram períodos de rodízio no abastecimento de água em razão de reservatórios vazios sabem bem disso”, completa Leila. 

Mas não é tão difícil colaborar para que as metas para conter o aumento da temperatura sejam alcançadas. O Desafio 100 Mil Árvores, do qual a população já participa com a retirada gratuita e plantio de mudas nativas, é uma grande ajuda, uma vez que as árvores ajudam no equilíbrio térmico e absorção dos gases. Leila ainda lista algumas ideias que podem ser colocadas em prática no dia a dia:

- Usar menos plástico (e reciclar) 
A produção do plástico, a partir do petróleo, causa a emissão de muitos gases nocivos, entre eles os do efeito estufa. Sempre que possível, é melhor optar por opções mais sustentáveis, como o vidro, metal e papelão (no caso de embalagens) e sacolas de pano para fazer as compras. “Se o uso do plástico for inevitável, devemos promover a reutilização e reciclagem”, orienta Leila.

- Deixar o carro em casa
Nem sempre é viável, mas que tal caminhar ou andar de bicicleta pela cidade mais vezes? As emissões de gases vindas do transporte estão entre as mais significativas nas cidades. Por isso, a gerente de Educação Ambiental recomenda deixar de lado o transporte individual. “Ainda dá pra economizar e aproveitar os benefícios para a saúde física e mental”, reforça. Em trechos mais longos, sugere, compartilhar caronas ou usar o transporte público. 

- Reduzir o consumo de energia
Assim como o uso de combustíveis fósseis, alguns tipos de produção de energia também podem causar aumento de emissões. Por isso, a economia (além de fazer bem para o bolso) faz bem para o planeta. “Também é uma boa opção a instalação de um sistema de geração fotovoltaica, renovável”, acrescenta Leila.

- Não desperdiçar água
Usar a água de forma consciente, fechando a torneira enquanto escova os dentes, diminuindo o tempo de banho, reutilizando a água da máquina de lavar roupas para lavar calçadas, captando a água da chuva para usar nos vasos sanitários. São apenas algumas das ideias para poupar esse recurso escasso e que pode vir a faltar cada vez mais com as mudanças climáticas.

- Comprar alimentos de produtores locais
Alimentos cultivados localmente representam menos emissões de gases no transporte. Além disso, Leila recomenda que seja dada a preferência para produtos frescos e da estação e que se reduza carnes e laticínios, em função dos impactos da produção pecuária. 

A data

O Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas foi criado pela Lei nº 12. 533/2011 para promover a sensibilização da população sobre a importância de reduzir os impactos dessas mudanças sobre a Terra.