Os desafios das cidades no incentivo à mobilidade sustentável e resgate do transporte coletivo como principal modal nos deslocamentos urbanos foram debatidos no painel “Reimaginando a Mobilidade por meio de Infraestrutura Púbica Digital”, nessa quinta-feira (6/11), no evento Cidades na Vanguarda: Acelerando a Eletromobilidade para a Ação Climática, promovido pela World Resources Institute (WRI Brasil), C40Cities e VG Mobility, no Rio de Janeiro. A agenda faz parte da programação dos eventos de preparação para a COP30.
A experiência de Curitiba com estratégias e soluções em planejamento urbano foram abordadas pela arquiteta e urbanista Ana Zornig Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). “Temos buscado agregar valor para o cidadão no uso do transporte sustentável com conexão de múltiplos serviços. Essas combinações geram alternativas para que as pessoas não percam tempo nos deslocamentos e tenham mais qualidade de vida”, explicou.
As evoluções em eletromobilidade no transporte coletivo em Salvador e no Rio de Janeiro também foram abordadas pelos participantes do painel. “Há muitos esforços para combinar soluções que gerem ferramentas para a gestão pública aprimorar os incentivos de mobilidade sustentável, o que gera impacto na redução das emissões de poluentes”, explicou.
Pesquisas mostram que um planejamento urbano eficaz pode reduzir as emissões em até 25%, além de criar cidades mais seguras, justas e habitáveis para as futuras gerações. O tema também foi abordado por Ana Jayme durante o evento da Cúpula dos Prefeitos do C40, no painel Planejamento Urbano: a chave para cidades habitáveis, dividindo o tema com representantes da Polônia e do Chile, além de especialistas da UN-Habitat e Banco Mundial.
“Os governos locais têm grande ação sobre o planejamento urbano e conseguem incorporar soluções em seus respectivos planos diretores para aumentar a resiliência climática nas cidades. Soluções baseadas na natureza, políticas de uso do solo e a promoção da mobilidade sustentável são algumas das ferramentas”, avalia.
Conselho
A participação do Ippuc na Cúpula dos Prefeitos do C40Cities foi o primeiro compromisso da presidente Ana Zornig Jayme como integrante do conselho de administração da entidade. Composto por representantes dos financiadores estratégicos e cidades membros, o Conselho C40 é presidido por Micheal R. Bloomberg e é responsável pela gestão do orçamento aplicado aos objetivos estratégicos para o enfrentamento da questão climática.