Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Na canaleta

Ciclistas e pedestres se colocam no lugar do motorista e aprendem sobre pontos cegos dos ônibus em ação do Maio Amarelo

Ação do projeto blitz educativa ponto cego., para garantir maior segurança e reduzir acidenttes. Na foto, o ciclista e segurança Edenilson Meller. Curitiba, 07/05/2025. Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A Escola Pública de Trânsito de Curitiba ABC, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, a Urbs e a Guarda Municipal promovem o projeto blitz educativa Ponto Cego, iniciado nesta quarta-feira (7/5), na canaleta da Avenida República Argentina, perto do cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy.

“A ação é muito importante para mostrar às pessoas que a canaleta não é um lugar seguro para a prática de esportes, andar de bicicleta ou qualquer outra atividade. Por isso nós convidamos as pessoas que estão aqui a sentar no lugar do motorista para demonstrar todos os pontos cegos que um ônibus biarticulado com mais de 28 metros tem”, explicou o superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Bruno Pessuti, superintendente de trânsito

Dados da Urbs mostram que de janeiro a abril deste ano foram registrados 67 acidentes em canaletas em Curitiba, entre atropelamentos de pedestres e ciclistas e colisões com carros e motos, volume 30% menor em relação ao mesmo período do ano passado, com 96 acidentes. O objetivo da ação educativa é reduzir ainda mais as ocorrências.

A blitz chamou a atenção de pedestres e ciclistas entre às 11h e 13h desta terça, entre eles Clarice Gondin, que se emocionou com a iniciativa. Nascida no Rio de Janeiro, capital, Clarice perdeu o pai em um atropelamento de bicicleta por um ônibus. “Foi um ônibus de turismo na rodovia e ele estava no acostamento. Acredito que foi em um ponto cego que ele andou”, contou a carioca.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Clarice Gondin

Outro ponto de vista

Durante a blitz, os cidadãos são convidados a ocupar a cadeira do motorista de um biarticulado e observar os oito pontos cegos do veículo, que são áreas ao redor do ônibus, principalmente nas laterais e na traseira, onde o motorista tem dificuldade em ver devido à angulação do veículo. A distância e a localização dos pontos cegos dependem do modelo e do tamanho do ônibus, mas a frota curitibana vai receber adesivos que identificam cada ponto.

Para os ciclistas que utilizam a canaleta, a ação veio como uma oportunidade de trocar de lugar com o motorista do ônibus e entender os limites da visão de dentro. O segurança de condomínio, Edenilson Meller, utiliza a bicicleta como meio de transporte e não conhecia os pontos cegos do ônibus. “Eu vejo o lado dos motoristas, as dificuldades que eles passam, se acontecer algo com o ciclista o culpado é ele”, disse Edenilson.

A blitz também tem o objetivo de melhorar as condições do trabalho de quem fica atrás do volante do biarticulado. Cleverson Teixeira dos Santos trabalha como motorista de transporte coletivo em Curitiba há oito anos. “Para nós é muito importante esse trabalho. O motorista que não é profissional não tem ideia de como é a visão de um veículo como esse, de 28 metros”, destacou.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Cleverson Teixeira dos Santos, motorista


Ao longo do mês

Ao todo, serão realizadas cinco blitze educativas durante o mês de maio, em pontos estratégicos das canaletas. “Estamos muito felizes com a recepção dos pedestres e ciclistas à ação, que estão parando para nos ouvir e se conscientizando. Mas essa foi a primeira e até o final do maio amarelo teremos mais quatro em pontos principais da cidade”, lembrou a diretora da Escola Pública de Trânsito ABC, Melissa Puertas.

Serviço 

Veja a programação das blitze educativas:

  • 9/5, das 15 às 17h - Estação Tubo Constantino Marochi - Avenida João Gualberto próxima ao cruzamento a Rua Constantino Marochi
  • 16/5, das 10 às 12h - Linha Verde - Avenida Marechal Floriano Peixoto com Rua Artur Hauer
  • 20/5, das 10 às 12h - Jardim Botânico - Avenida Affonso Camargo próximo ao cruzamento com a Rua Governador Agamenon Magalhães
  • 29/5, das 15 às 16h30 - Pasteur - Avenida Sete de Setembro próximo ao cruzamento com a Rua Pasteur