Mão na massa, ou melhor, na argila. É assim que professores da rede municipal de ensino desenvolvem novas maneiras de ensinar Arte aos estudantes. A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, promoveu nesta quarta-feira (11/4) a Oficina de Cerâmica, ministrada por Janine Schofelder e Edilene Ozório, no Centro Juvenil de Artes Plásticas, no Centro Histórico. Os participantes vão reproduzir o mesmo exercício em sala de aula, com as crianças.
A formação em cerâmica faz parte de uma série de ações que serão realizadas ao longo do ano pelo Programa de Formação e desenvolvimento para Professores. São mais de 30 oficinas, promovidas pela Secretaria Municipal da Educação e parceiros.
“As oficinas buscam preparar e envolver os professores num clima de inovação, para aprendizagem ativa, com o uso de recursos didáticos voltados ao ensino da Arte”, explica a professora Daniela Pedroso, integrante da Gerência de Currículo da Secretaria.
A professora Lucinéa Dobrychlop, da Escola Municipal Presidente Pedrosa, avalia que as oficinas criam oportunidades de “reinventar” as aulas. “O encontro foi bem didático, criativo e contextualizado. Aprendemos como manusear a argila, dar forma e até fazer os desenhos e a pintura. Na educação, a gente tem que sempre reinventar o conteúdo para repassá-lo aos alunos”, disse.
Outra ferramenta utilizada nas formações para profissionais da Educação é o storyboard (construção e visualização de roteiros para produções audiovisuais), que foi tema de oficina realizada também nesta quarta-feira (11/4) na Gibiteca de Curitiba.
“Esta ação apresenta os aspectos visuais básicos para a elaboração e planejamento de obras audiovisuais, além de realizarmos exercícios práticos que podem auxiliar os professores em sala de aula, levando a arte da imagem do papel até a arte digital”, explicou o artista Guilherme Caldas, docente da oficina.
“As oficinas são momentos em que os professores compartilham experiências, debatem o planejamento de suas aulas, refletem e definem ações em conjunto”, completou Daniela Pedroso.
Além de formações, os profissionais de Arte participam de visitas à exposições, consulta a bibliotecas, acesso aos vídeos disponíveis, de oficinas e visitas a museus.