Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
De quinta a domingo

Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba

Centenário de Dalton Trevisan é destaque na programação do Festival da Palavra. Foto: Divulgação

O centenário de Dalton Trevisan, um dos maiores nomes da literatura brasileira, será celebrado no Festival da Palavra. De quinta (11/9) a domingo (14/9), o autor curitibano, que faleceu em 2024. aos 99 anos, será homenageado com atividades que recordam sua obra e sua trajetória literária.

Entre as atrações está a exposição 100 anos: Dalton Trevisan em Traços e Linhas, aberta em junho no Solar da Glória, que reúne obras de 38 artistas visuais da cidade reinterpretando o universo dos contos de Trevisan, marcado com um estilo de narrativas curtas, incisivas e de forte crítica social.

Dentro da exposição acontecem também rodas de leitura com seus contos, passando pelas oito décadas dedicadas à literatura, na quinta, sexta e sábado, das 10h às 11h, e no domingo, das 11h às 12h, quando a exposição termina.

"O festival será um dos momentos mais marcantes da homenagem ao centenário de Dalton Trevisan. As rodas de leitura dentro da exposição permitirão ao público uma verdadeira imersão em sua obra e em seu universo literário", afirma Mariane Torres, coordenadora do programa Curitiba Lê.

Além da exposição, o festival terá o espetáculo teatral Que Fim Levou o Vampiro de Curitiba?, dirigido por João Luiz Fiani e inspirado em alguns contos de Trevisan. A peça será apresentada na Biblioteca Pública do Paraná, de quinta a sábado, sempre às 18h.

Na quinta, antes da abertura da peça, acontece o lançamento do livro Vampiro de Curitiba – Um Retrato Falado, do jornalista e artista plástico Dante Mendonça. A obra reúne memórias, relatos e curiosidades sobre a vida e o trabalho de Trevisan.

Dalton Trevisan

Sua estreia literária ocorreu em 1945, com o livro Sonata ao Luar. A obra que lhe deu projeção nacional foi O Vampiro de Curitiba (1965), que o consagrou como um dos maiores contistas do país. Autor de mais de 40 livros, Trevisan explorou em sua produção literária o cotidiano urbano, as relações humanas e os dramas íntimos, com um olhar agudo sobre a vida nas grandes cidades.

Festival da Palavra

Em sua terceira edição, o Festival da Palavra contará com cerca de 200 escritores e artistas de todo o Brasil e da cidade, ocupando 26 espaços culturais com 125 atividades, incluindo oficinas de escrita, rodas de conversa, palestras, espetáculos, mostras de cinema, exposições, feira de livros e sessões de autógrafos.

A programação completa pode ser consultada no Guia Curitiba.

Programação Dalton Trevisan – Festival da Palavra

11 de setembro

  • 10h às 11h: Roda de leitura com contos de Dalton Trevisan (Solar da Glória - Av. João Gualberto, 531 - Alto da Glória)
  • 17h30: Lançamento do livro Vampiro de Curitiba – Um Retrato Falado, de Dante Mendonça (Biblioteca Pública do Paraná - R. Cândido Lopes, 133 - Centro)
  • 18h: Espetáculo teatral Que Fim Levou o Vampiro de Curitiba? (Biblioteca Pública do Paraná )

12 e 13 de setembro

  • 10h às 11h: Roda de leitura com contos de Dalton Trevisan (Solar da Glória)
  • 18h: Espetáculo teatral Que Fim Levou o Vampiro de Curitiba? (Biblioteca Pública do Paraná)

14 de setembro

  • 11h às 12h: Roda de leitura com contos de Dalton Trevisan (Solar da Glória)
  • 18h: Encerramento da exposição 100 anos: Dalton Trevisan em Traços e Linhas (Solar da Glória)