Os desafios do aquecimento global, do envelhecimento da população, do crescente uso da Inteligência Artificial e as macrotendências de transformação socioeconômica serão os temas do Seminário Curitiba do Amanhã, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O evento, para convidados, ocorre no Centro de Realidade Estendida, na segunda (6/10) e terça-feira (7/10), em uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), e faz parte do calendário do Circuito Urbano, promovido pela ONU-Habitat, o braço das Nações Unidas para o desenvolvimento urbano.
Durante dois dias, técnicos do Ippuc e convidados de diferentes áreas relativas ao planejamento urbano - academia, entidades do setor produtivo, sociedade organizada, movimentos sociais e poder público - vão avaliar diferentes cenários a partir de reflexões sobre os desafios do desenvolvimento urbano sustentável.
“Precisamos exercitar nosso potencial de pensar soluções diante de incertezas do futuro e nos preparar da melhor forma”, avalia Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.
O Seminário Curitiba do Amanhã é uma tradição do planejamento urbano de Curitiba. Desde o primeiro plano diretor, na década de 1960, o prefeito Ivo Arzua fez o mesmo exercício com os especialistas e lideranças da época.
“Lá atrás, o BRT foi uma utopia. Foi prototipado e aplicado como piloto e depois, uma política pública de mobilidade hoje referência mundial. Nossa proposta é fazer exercícios semelhantes em cenários diversos e colher inspirações para a revisão do Plano Diretor”, explica Thomaz Ramalho, diretor de planejamento do Ippuc e coordenador-geral da revisão do Plano Diretor.
Para ajudar e inspirar as reflexões, estão programadas palestras rápidas e provocadoras. Para abordar a crise climática, no tema Curitiba +2 graus, foi convidado o cientista social Élcio Batista, coordenador do Programa Cidade +2 Graus no Insper (SP), focado em adaptação e risco climático. A abordagem de Curitiba +Prospera será feita pelo empresário e permacultor (profissional dedicado ao planejamento e criação de ambientes humanos sustentáveis e resilientes) Antônio Zayek, criador da Ecovila Santa Branca, em Goiás.
A palestra sobre Curitiba +Inteligente será feita por Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), do Rio de Janeiro. E as questões sobre o tema Curitiba 60+ estarão na fala de Jucimeri Silveira, professora doutora da PUC-PR em programas de pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas.
As dinâmicas vão dividir os participantes em grupos para análise de cenários otimistas e pessimistas, bem como construir propostas e soluções disruptivas para desenhar as imagens da Curitiba do futuro.