Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Oportunidade

Catarinense consegue emprego em mutirão no Sine da Rua da Cidadania Pinheirinho

Mutirão de emprego no Sine da Rua da Cidadania Pinheirinho, promovido pela Administração Regional, a FAS e a empresa MMG Curitiba. Foto: Sandra Lima

 

Depois de sete meses desempregada, desde que chegou a Curitiba, a catarinense Débora Marcela Rodrigues dos Santos, 21 anos, conseguiu a tão sonhada vaga para retornar ao mercado de trabalho. Ela participou de um mutirão de emprego no Sine da Rua da Cidadania Pinheirinho, nesta quarta-feira (3/11), promovido pela Administração Regional, a Fundação de Ação Social (FAS) e a empresa MMG Curitiba.

Débora foi selecionada para uma das vagas abertas pela empresa de entrega de mercadorias do e-commerce Mercado Livre. “Eu estou muito feliz, eu pedi tanto a Deus por essa vaga e ela chegou”, disse a mulher, mãe de uma criança de 5 anos e que em Santa Catarina trabalhava como costureira.  

“Agora é reunir os documentos e diz que até sexta-feira eu começo a trabalhar”, completou a mulher que para se manter chegou a vender frutas nas ruas, usando um carrinho de mão, e a fazer diárias como caixa e na limpeza de shoppings.

Parceria

Este é o segundo processo seletivo feito pela MMG Curitiba no Sine da Rua da Cidadania Pinheirinho. O primeiro aconteceu na semana passada e já garantiu a contratação de aproximadamente 45 trabalhadores. Entre eles, uma mulher de 33 anos (o nome não pode ser divulgado por medida de proteção) que é atendida pela FAS e foi encaminhada para a entrevista de emprego.  

A gestora de RH da MMG, Denise Ricardo Silva, conta que até o próximo dia 15 a empresa de logística, que está instalada no Capão Raso, espera contratar 300 trabalhadores. “Precisamos ampliar o número de colaboradores para atender as demandas da Black Friday e do fim de ano”, explicou.

Para as vagas oferecidas pela MMG, o valor da diária é de R$ 64, mais vale-transporte e R$ 18 de vale-refeição. O processo seletivo será realizado semanalmente no Auditório da Rua da Cidadania Pinheirinho, na Avenida Winston Churchill, 2.033, no Capão Raso, até que as vagas sejam preenchidas. O agendamento deve ser feito neste link.

Estratégia

A realização de processos seletivos na Rua da Cidadania Pinheirinho é resultado de uma parceria da Administração Regional, da FAS e empresas da região. O administrador regional Reinaldo Boaron (Bracatinga) conta que tem contato permanente com os empresários, a maioria comerciantes, para pensar em estratégias que façam a ponte entre quem precisa de trabalhadores e quem procura emprego.

As visitas acontecem a partir de um mapeamento feito das empresas que podem se tornar parceiras do município na contratação de trabalhadores.

“Oportunidades existem, mas algumas vezes, por falta de conhecimento do que o município oferece, muitas empresas têm dificuldades de encontrar o trabalhador que procura”, explica.

A supervisora do Núcleo da FAS na Regional Pinheirinho, Karlin GIane Lessmann, conta que durante as visitas, a equipe busca sensibilizar os empresários e potencializar as vagas para o público atendido pela FAS. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas em situação de vulnerabilidade social consigam ser inseridas no mercado de trabalho”, diz.

Para que isso aconteça, as equipes das unidades da FAS orientam e encaminham pessoas para os processos seletivos.