Todos os dias, nas primeiras horas da manhã, o catador de recicláveis Vagner José da Silva, 43 anos, parte de Colombo, na Região Metropolitana, em direção ao Centro de Curitiba. Determinado e perseverante, ele percorre diversas ruas e praças em busca de materiais como latas de alumínio, garrafas plásticas e papelão para trocar por dinheiro.
O destino do que recebe com a venda dos recicláveis, no entanto, vai para a diária de um quarto de pensão no município vizinho, restando pouco para qualquer outra despesa. Para se alimentar, as refeições gratuitas do programa Mesa Solidária da Prefeitura de Curitiba têm sido a salvação. “Se não fosse a comida do Mesa Solidária, no almoço e no jantar, não sei o que faria para comer”, conta ele.
Lançado no fim de 2019 pela Prefeitura, o Programa Mesa Solidária atende a população em situação de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua, desempregados e idosos carentes, em espaços confortáveis e com total higiene. Hoje, são três pontos: Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patricia Casillo (Jardim Botânico) Restaurante Popular Rui Barbosa (Centro) e Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro).
Vagner relata que após ter se divorciado, há 4 anos, ficou sem emprego e a vida desandou. “Foi um período difícil da minha vida do qual não me orgulho, eu me envolvi com coisas erradas. Após um tempo comecei a trabalhar com recicláveis e vir mais pra Curitiba. Foi quando conheci o programa Mesa Solidária”, lembra Vagner.
Com as refeições obtidas diariamente, além do tratamento digno e humano que encontrou no programa da Prefeitura, Vagner reuniu forças e sentiu vontade de seguir adiante. “Outro dia encontrei o prefeito Rafael Greca na Marcha Para Jesus e agradeci pelo Mesa Solidária. São duas refeições por dia para toda essa gente. O prefeito é muito bem falado pelo pessoal que está em situação de rua. Nós temos bastante apoio, mostrando que Curitiba é uma cidade acolhedora.”
Hoje, Vagner está atrás de um emprego. Sua profissão é operador de empilhadeira. Ele também atuou por anos em metalúrgica. No último mutirão do emprego da Fundação de Ação Social (FAS), no Cajuru, saiu com duas cartas para entrevistas.
Mesa Solidária
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.
O programa completou três anos de existência em dezembro de 2022, e, em março deste ano, alcançou o número de 1 milhão de refeições gratuitas servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba.