Tutores e protetores de cães e gatos da Regional Pinheirinho podem inscrevê-los para o mutirão de castrações gratuitas realizado pela Rede de Proteção Animal de Curitiba, na Rua da Cidadania (Avenida Winston Churchill, 2.033, Capão Raso), até sábado (9/8). O agendamento é feito pelo site da Rede de Proteção Animal de Curitiba, na aba eventos.
Para o primeiro dia de mutirão, foram feitos 133 agendamentos, sendo 74 para gatos e 59 cães. Além do procedimento, os pets recebem microchipagem e remédios gratuitos para o pós-operatório.
A aposentada Sandra Homma, moradora do Novo Mundo, levou a cadelinha Sol, de 1 ano, para ser castrada nesta terça-feira (5/8) e ficou satisfeita com o trabalho da equipe. Sandra é tutora de três cães e dois gatos, todos castrados em mutirões da Rede de Proteção Animal.
“Eles cuidam muito bem. Todos os meus bichinhos são castrados porque é um cuidado importante, evita procriação e também previne contra o câncer”, contou Sandra.
As cirurgias são realizadas em unidade móvel, com clínica veterinária, por profissionais capacitados e é exclusiva para cães e gatos machos e fêmeas com idade entre 5 meses e 8 anos. É fundamental que o pet esteja em jejum por pelo menos 8 horas no momento da cirurgia.
Prevenção importante
A veterinária da Rede de Proteção Animal, Sthefani Nayara Guilherme, explicou que além do câncer uterino, a castração de fêmeas também é uma medida preventiva de doenças como piometra, infecção comum que ocorre no útero, e neoplasia mamária, o desenvolvimento de tumores nas glândulas das mamas decorrentes de questões hormonais.
“A castração é fundamental para evitar que haja procriação indesejada e doenças, principalmente nas fêmeas. Mas também é necessário que vários cuidados sejam realizados até dez dias após a cirurgia”, explicou a veterinária.
Outra função dos mutirões é o controle populacional de cães e gatos, diminuindo casos de abandono e negligência. A caminhoneira Gisele Garcia Ferreira Taborda Skrypec auxilia protetores de animais de Curitiba sempre que tem a chance e aproveitou a oportunidade do mutirão para levar três gatos resgatados para a castração.
Bolinha, Negresco e Laranjinha têm cerca de 7 meses e já foram castrados para que possam ser adotados de maneira responsável. Gisele conta que já levou cerca de 50 pets resgatados para a castração gratuita da Prefeitura.
“Esse projeto é ótimo, a castração é rápida e tranquila, eles tratam bem os bichinhos e todos se recuperaram bem”, relatou Gisele.